Supermercado de orgânicos encanta com mimos, luxo e simpatia: Whole Foods

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Por Bruno M.
Imagem de capa para Supermercado de orgânicos encanta com mimos, luxo e simpatia: Whole Foods

Por Andréa Fassina
Recentemente assisti a uma reportagem sobre Miami Beach e acabei me encantando com a rede Whole Foods Market.
Trata-se da maior rede de comidas orgânicas e naturais dos Estados Unidos e, que cresce a cada ano.
É também a rede preferida entre as estrelas de cinema.

Para cativar a empresa apela para os cinco sentidos humanos.

As prateleiras sempre bem organizadas e iluminadas são um deslumbre para os olhos.
Os clientes são incentivados a experimentar os alimentos e tocar em tudo que está na loja.
O cheiro dos alimentos é destaque, desde o pão quentinho, até café e frutas, que espalham um odor de dar água na boca.
As lojas estão sempre bem localizadas e possuem uma decoração moderna e limpa, oferecendo alimentos frescos e de ótima qualidade, num espaço bacana e descolado para fazer compras.
Cada loja, geralmente oferece mais de mil diferentes tipos de vinhos, 400 tipos de queijos, ostras, sushis, tapas, sorvetes, e mais de 300 tipos de frutas e vegetais, flores e até castanha-do-pará, amêndoas e amendoins, e chocolates. 
Logo na entrada de cada loja existem algumas sinalizações, que dizem quantos itens orgânicos estão disponíveis no dia e mostram quantos destes produtos foram manufaturados pelos produtores da região onde a unidade está instalada.
Dentro de suas lojas o cliente pode fazer suas compras e também aproveitar para almoçar, jantar ou fazer um lanche no próprio estabelecimento, já que há uma ilha que vende comida: desde café da manhã, até sopas, massas, salada e comida japonesa.
Outra grande sacada da rede é que cada colaborador, como são chamados os funcionários, tem até US$ 20 por dia para gastar em relacionamento com o cliente.
Assim, se um funcionário perceber que algum cliente olha por muito tempo uma embalagem de determinado produto, mas não a coloca no carrinho, ele tem a possibilidade de oferecer o produto dizendo que é um presente para que possa experimentar.
A Whole foi fundada nos anos 80 na cidade de Austin, Texas, por quatro empresários de produtos naturais. 
No início era um mercadinho de produtos naturais, uma espécie de quitanda de comidas orgânicas para hippies.
O sucesso acabou multiplicando o mercadinho que ganhou mais lojas na Califórnia e Lousiania. 
No final dos anos 90 já eram 100 lojas com um público fiel, o que chamou atenção dos investidores. 
Dos Estados Unidos a Whole Foods Market foi para o Canadá e em 2004 ganhou a Europa, se estabelecendo também em Londres. 
Entre as curiosidades e idéias exportadas, inclusive para o Brasil, está a eliminação das sacolas plásticas dos supermercados da rede.
A sacada da WFM é que houve substituição pelas sacolas de papel 100% recicláveis e ainda o incentivo aos clientes para trazerem as próprias sacolas de casa com o slogan “bring your own bag – save your own planet” (traga sua própria sacola – salve o seu próprio planeta”).
O Conceito
O conceito principal da loja que é os alimentos sejam minimamente processados, livres de gorduras hidrogenadas, corantes, adoçantes, conservantes e sabores artificiais.
A WHOLE FOODS MARKET também não vende nenhum tipo de carne e leite proveniente de animais clonados, ou criados com métodos que usem estímulos químicos, além de não comercializar o patê de fígado de ganso em virtude do método cruel de fabricação.
Muitos produtos vendidos em suas lojas possuem certificados que atestam a produção sem agredir o meio-ambiente.
A empresa também prioriza a compra de fornecedores locais, não coloca em suas gôndolas alimentos que contenham algum dos 100 ingredientes que ela considera nocivos à saúde humana, ou ao meio ambiente.
Ela gerencia uma fundação que luta para que os animais sejam criados e abatidos de maneira digna, entre outras iniciativas.
Tudo isso em total alinhamento como o lema da empresa: “Whole Foods, Whole People, Whole Planet” (Comida Sã, Pessoas Sãs, Planeta São).
A missão é encontrar sucesso na satisfação e bem estar do cliente, felicidade e excelência do funcionário, realçar os valores do acionista, apoiar a comunidade e melhorar o meio-ambiente.
Recentemente a rede lançou o programa The Kids Foods Adventure, em parceria com o chef Jehangir Mehta
A idéia é encorajar pais e crianças a se aventurarem na alimentação saudável.
Uma dica é acessar o site da Whole Foods
Lá tem receitas, dicas de alimentação saudável, e contatos no Facebook e Twitter. 
Fonte: Mundo das Marcas e Whole Foods Market
andrea@sonoticiaboa.com.br