Tratamento de enxaqueca crônica com Botox é aprovado por especialista

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Tratamento de enxaqueca crônica com Botox é aprovado por especialista
botox_enxaqueca
A toxina botulínica, conhecida por amenizar rugas e marcas de expressão, pode ser utilizada para tratar a enxaqueca crônica, uma das dores de cabeça mais comuns e recorrentes no mundo.
Ela atinge mais de 10% da população mundial e é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a 19ª doença no ranking de patologias incapacitantes.
Adepto da técnica da aplicação da toxina botulínica para tratamento de enxaqueca, o Dr. Alexandre E. S. Cercal, otorrinolaringologista e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial, explica que a toxina pode substituir ou reduzir o medicamento preventivo da enxaqueca.

Ela é aplicada com uma ampola em várias partes da cabeça e pescoço, tratamento que tem que ser feito por um médico especialista.

“Este é um avanço da medicina rumo ao manejo adequado de uma condição, que acomete uma parcela significativa da população mundial, causando acentuada piora da qualidade de vida,“ comenta Cercal.
Segundo o médico, essa nova função médica da toxina promete relaxar os músculos e aliviar a pressão e as fortes dores sentidas pelos pacientes.
Ele ainda lembra que desde o começo do tratamento o paciente deve conversar com o médico sobre as suas expectativas e prestar atenção nas contra-indicações e possíveis efeitos adversos.
“A toxina botulínica não deve ser utilizada para outros tipos de dores de cabeça que não a migrânea crônica, pois ainda não existem estudos que comprovem sua eficácia e segurança” alerta.
Na prática, os especialistas consideram como enxaqueca crônica qualquer cefaléia crônica diária, ou seja, com mais de 15 dias de dor nos últimos três meses, tendo ou não história de abuso de medicamentos e que tenham atualmente ou no passado episódios típicos de enxaqueca.
Desde julho de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a aplicação da toxina botulínica tipo A, o Botox, como forma de exterminar a forte dor de cabeça.
Para esses pacientes, o tratamento deve ser bem discutido e os recursos terapêuticos utilizados os mais avançados.
Cerca de 2% da população brasileira sofre com essa forma de enxaqueca crônica.