Rede Manchete: há 30 anos nascia a TV da “qualidade em primeiro lugar”

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Rede Manchete: há 30 anos nascia a TV da “qualidade em primeiro lugar”
rede_manchete|manchete
05 de Juho de 1983: entrava no ar Rede Manchete de Televisão.
Com cinco emissoras, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Fortaleza, e também uma forte afiliada, a TV Pampa de Porto Alegre, a programação da nova rede foi aberta pelo dono, Adolpho Bloch.
No pronunciamento o empresário saudou cada uma das emissoras concorrentes e fechou o discurso com a seguinte frase: “Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar”.

E entra a consagrada vinheta de abertura e encerramento da emissora carioca. – É de arrepiar pra quem viveu a época de uma rede inovadora, ousada, brilhante, com jornalismo forte, esporte, novelas, carnaval… 

No vídeo abaixo estão registrados os primeiros 7 minutos da Rede Manchete, uma emissora que não copiou a concorrência. 
Emplacou seu jeito de fazer entretenimeno e conquistou fãs que até hoje, 30 anos depois, não esquecem daquela tv charmosa, vibrante, diferente, que infelizmente fechou as portas antes de ser “a TV do ano 2000”, como pregava um dos seus slogans.
Em comemoração, será lançado hoje o documentário “Aconteceu, virou Manchete”. Veja aqui.
manchete
Dívidas, má administração, morte do dono, ganância dos herdeiros… a Manchete morreu à mingua, de forma melancólica, em 10 de maio de 1999, em meio a greves e tristeza.
A maioria dos funcionários até hoje não recebeu seus direitos trabalhistas da sucessora: a Rede TV, que comprou as emissoras e há 14 anos vem usando os recursos da justiça brasileira para empurrar a dívida com a barriga.
Vários desses trabalhadores ficaram pelo caminho: orreram esperando suas indenizações.
Uma vergonha!
O governo não vê, o ministério das Comunicações não vê, a justiça não vê.
Veja como foi a inauguração da Manchete, em alto estilo: