Enfermeiro alivia dor e anima pacientes cantando: “anjo que veio do céu”

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Enfermeiro alivia dor e anima pacientes cantando: “anjo que veio do céu”
enfermeiro_cantor1|enfermeiro_cantor2|enfermeiro_cantor3

“Anjo enviado do céu” é assim que o enfermeiro Jared Axen é conhecido pelos seus pacientes.
O jovem enfermeiro, com formação musical, encontrou uma maneira encantadora de aliviar a dor dos internos do hospital: ele simplesmente senta ao lado da cama, pega nas mãos do idoso, da pessoa enferma, e canta para elas relaxarem.
Com sua voz doce, afinada, e esse cuidadoso com o doente, Jared consegue fazer a pessoa esquecer por alguns instantes do que está passando. Alguns, mesmo debilitados, chegam a cantar junto com ele… e às vezes choram de felicidade…

“É fácil você ligar a tv e ir embora. Mas, você pode sentar, falar com eles, cantar com eles, contar algumas piadas… fazer alguma coisa apenas pra manter a cabeça deles longe da dor, dos remédios. Se estiverem num dia ruim, você pode fazer com que se sintam um pouco melhor. Você pode mudar aquele dia. Você consegue ver pessoas pedindo menos remédio para dor porque não estão sentindo mais dor.”, contou Jared ao Los Angeles Time.

É emocionante ver o trabalho dele (vídeo abaixo), pelo exemplo de humanidade, de humildade, de amor ao próximo e à música:
enfermeiro_cantor2
“Eu estava cantando no palco por um tempo, e você começa a ter um relacionamento com um público, mas você nunca poderá ver como a música afeta alguém. No campo da medicina, você está trabalhando com alguém que está passando por um momento muito estressante em sua vida, algo traumático aconteceu. E eles estão acostumados, no ambiente hospitalar, a serem tratados como pacientes e não como pessoas. Música e canto é uma linguagem comum. Permite que você seja capaz de se relacionar com alguém em um nível muito diferente”, explica o enfermeiro.” 
O início
Jared começou a cantar aos seus pacientes quase que por acidente. Eles sempre ouviam o enfermeiro cantando para si mesmo, enquanto exercia as suas funções.
Com o tempo eles começaram a pedir para Jared cantar, quando entrava no quarto. Logo tornou-se um hábito.
Jared conta a história da senhora que volta e meia estava internada no hospital e era uma fã do enfermeiro.
A música teve um impacto tão grande em sua vida e de sua família, que, quando ela faleceu no ano passado, Axen foi convidado para cantar no funeral.  
enfermeiro_cantor3
Paixão pela música
Jarded nasceu em Santa Clarita Valley, Califórnia, Estados Unidos.
Ele foi alfabetizado em casa e só começou a frequentar a escola no segundo grau.
Sempre teve uma paixão por cantar e não demorou muito para  que começasse a se apresentar  internacionalmente em coros do colégio.
Quando saiu do ensino médio, correu atrás do seu sonho e pouco tempo depois se especializou  em música clássica. 
Dos palcos para o hospital
A decisão de largar os palcos e trocar a profissão para enfermagem veio porque ele sentiu que havia outras maneiras de usar sua arte.
“Muitos artistas têm que tomar uma decisão, se eles estão indo para o trabalho em um ambiente empresarial, ou se eles estão indo para o trabalho com a sua arte. Há um monte de cantores por aí. Vamos ver se há uma maneira diferente, de eu usar minha arte “, disse ele. 
Reconhecimento
Jared foi premiado o Enfermeiro do Ano pelos médicos do hospital que trabalha, Henry Mayo Newhall Memorial Hospital. 
A homenagem foi uma surpresa. “As pessoas que estavam ali eram pessoas notáveis. São pessoas que realizam coisas muito jovens, ou inspiram outras pessoas. Eu realmente não sinto que eu estou nesse patamar com eles. Mas, por outro lado, para mim, foi muito encorajador ver que outras pessoas se beneficiaram com essa minha atitude”, afirma, humildemente.
“Jared  traz luz ao nossos seus corações”, afirma uma idosa que foi cuidada por ele. 
Veja ele cantando para idosos no hospital:

Com informações KHTS AM 1220 e Los Angeles Times.
Tradução Kariane Costa.