Maior reservatório de água é descoberto

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Maior reservatório de água é descoberto

Foto: reprodução/internet
Cientistas das universidades de Northwestern e New Mexico, nos EUA, acreditam ter descoberto o maior reservatório de água do planeta.
Ele estaria escondido no fundo da terra, no chamado manto terrestre, a 640 km de profundidade. 

A equipe diz que encontrou bolsas de magma na região da América do Norte, o que sinaliza presença de água.
Os cientistas dizem porém que essa água não está em nenhum dos estados que conhecemos: líquido, sólido ou gasoso.

Ela estaria “presa” no interior da estrutura molecular dos minerais, que constituem as rochas do manto terrestre.
Isso sugere que pode ter sido levada a essa profundidade com a movimentação das placas tectônicas, fazendo derreter parcialmente as rochas da zona mais profunda daquela parte do planeta Terra.

“Estamos, finalmente, começando a encontrar evidências de um ciclo terrestre completo da água e que pode ajudar a explicar a vasta quantidade de água em estado líquido na superfície do nosso planeta habitável”, disse o geofísico Steven Jacobsen, da Universidade de Northwestern. 

Há muitos anos especialistas têm especulado sobre a existência de água “presa” na camada rochosa do manto terrestre, mas só agora Jacobsen e o colega sismólogo Brandon Schmandt, da Universidade de New Mexico, conseguiram apresentar as primeiras evidências. 

Muita água
A equipe responsável pelo achado afirma que se 1% do peso das rochas do manto terrestre, localizadas na zona de transição, for H2O, isso poderá representar uma quantidade de água cerca de três vezes maior do que existente nos nossos oceanos.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Science e vão ajudar os geofísicos a compreender melhor de que forma aconteceu a formação da Terra, qual é a sua composição atual, de que modo se processa o funcionamento do seu interior e que a quantidade de água que estará escondida no manto do planeta.

Com informações do Boas Notícias