Fenômeno ‘Fractais Fabergé’: 3D e matemática

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Fenômeno ‘Fractais Fabergé’: 3D e matemática

Foto: reprodução/internet
A evolução da animação em 3D ganha novos contornos com o uso de ciências como a matemática.
Com o nome ‘subBlue’, o escocês Tom Beddard produziu o que chamou de “Fractais Fabergé”. 
“Fractais Fabergé” são vídeos de modelos matemáticos: basicamente se coloca uma formula matemática em um programa e se vê a criação evoluir divinamente.

Os fractais são conceito matemático e um fenômeno natural. 
Eles criam padrões intermináveis exibidos em todas as escalas. 

Começam simples e crescem progressivamente para padrões mais complexos.

No inicio o conceito foi baseado em matemática pura, mas agora suas aplicações são vistas em física, química, ciências da terra e geológicas, engenharia e em física de transportes.

Assim como os ovos Fabergé ornamentados, que foram produzidos na Rússia no final do século 19 e início do século 20, as criações de Beddard são incrivelmente detalhadas, com curvas e linhas labirínticas que serpenteiam através de muitos lados de cada objeto. 
 

Assista ao vídeo. Não é preciso gostar de matemática para ficar fascinado.


 

Beddard explica sua criação:

“Os fractais 3D são gerados por fórmulas interativas em que a saída de uma formas de iteração é a entrada para a próxima. As fórmulas efetivamente dobram, escalam, rotacionam ou sacodem o espaço. Eles são verdadeiramente fartais pelo fato de que mais e mais detalhes podem ser revelados, quanto mais perto da superfície se aproximar. O aspecto fascinante é que as combinações de parâmetros podem se combinar para criar “ressonâncias” estruturais com detalhes e beleza extraordinários, às vezes naturalmente orgânicos e outros perfeitamente geométricos. Mas, assim como um sistema caótico, ele pode desaparecer completamente com a menor perturbação”.

 

Fontes:
Artigo traduzido de: Science Alert

 
gerson@sonoticiaboa.com.br