Da favela à Forbes: rapaz inspira jovens

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Da favela à Forbes: rapaz inspira jovens
|

Foto: reprodução
A história de sucesso de um jovem brasileiro obstinado, que nasceu na favela e tinha tudo para dar errado na vida, está inspirando pessoas no Brasil e no mundo.
Eduardo Lyra, de 26 anos, apareceu este ano na lista da Forbes como uma das 30 personalidades jovens que mais se destacaram no país. E não é pra menos.
Edu, como é chamado, já inspirou 200 mil jovens a mudarem de vida priorizando a educação.

E fez isso dando palestras e escrevendo histórias inspiradoras.

História difícil
Criado em família pobre, ele perdeu o primo que mais gostava – morto por traficantes – e viu o pai usar drogas e ir para a cadeia.

Eduardo decidiu que não queria aquele tipo de vida pra ele e foi à luta: aos estudos.
Chegou à faculdade, onde se formou em jornalismo e lá foi considerado repórter revelação pelo Instituto Itaú Cultural.

Gerando Falcões
Fundou o projeto Gerando Falcões, que atua nas escolas públicas do País, para provar ao jovem pobre que todos, independentemente de condição social e histórico familiar, podem ser falcões.
Hoje é escritor, roteirista e empreendedor social.

O livro
Com várias casos de jovens que se inspiraram nele e conseguiram mudar de vida, Eduardo escreveu o livro Jovens Falcões.
A ideia do rapaz é provar que todo mundo pode.

Com 14 histórias reais de jovens brasileiros que do nada chegaram a tudo, o autor Eduardo Lyra comprova por A mais B o grande potencial criativo da juventude de nosso País.

Entre eles, Bel Pesce, uma jovem que deu a volta por cima foi para os EUA e fez cinco vezes mais do que outros alunos da principal escola de tecnologia do mundo, o MIT. Lá  ela trocou de empregos em empresas de ponta pelo seu empreendedorismo e agora promete revolucionar a vida de outras pessoas.

Apoio de famosos
O prefácio do livro de Eduardo Lyra foi escrito pelo apresentador Marcelo Tas, do CQC.

“”Jovens Falcões”, como o nome sugere, são histórias de figuras que resolveram voar de forma especial. É gente fora da curva. A razão que move cada um, inclusive e especialmente o autor que foi cutucar os falcões, é justamente a vontade de ser quem ele é de verdade. E, principalmente, a vontade de poder ser quem eles sonham ser em suas ilimitadas criatividades”.

A contra-capa foi assinada pelo publicitário Nizan Guanaes.

“E é um prazer ler este livro e encontrar um bando de gente que do nada chega a tudo”. “Nunca vi esse Eduardo Lyra, mas o conheço muito bem, porque ele sou eu: Um falcão reconhece o outro.
E é um prazer ler este livro e encontrar um bando de gente que do nada chega a tudo”.

A batalha
Eduardo Lyra tem dedicado boa parte do seu tempo a gerar novos falcões pelo País, através do projeto Gerando Falcões, ministrando palestras e provando ao jovem brasileiro que ele pode ser seguramente tão grande quanto quiser.

Semanalmente, ao menos três escolas têm sido alcançadas.
Somente em 2012, estima-se que cerca de 30 mil estudantes foram encorajados pelo projeto, que trabalha com valores de transformação e resgate da autoestima do jovem. Hoje esse número encosta nos 200 mil.

“O jovem que ler esse livro nunca mais será o mesmo”, diz a chamada do vídeo. Assista:

Livro: Jovens Falcões
Autor: Eduardo Lyra
Editora: Novo Século
Página: 160
Categoria: Inspiração

Com informações do site Jovens Falcões
Da redação do SóNotíciaBoa