Avó encontra neto sumido há 38 anos, na Ditadura

Foto: AP
Uma busca que levou 37 anos terminou esta semana.
O neto de Estela de Carlotto, líder da organização argentina Avós de Praça de Maio, teve sua verdadeira identidade confirmada após se apresentar voluntariamente a um exame genético.
O menino nasceu em cativeiro e desapareceu durante a ditadura argentina (1976-1983). Ele é o filho de Laura, a filha desaparecida de Estela.
O corpo da filha de Estela de Carlotto foi encontrado sem vida e entregue a sua mãe no mesmo dia de seu assassinato, mas o menino não foi achado, e a busca levou a avó a ser uma das fundadoras da associação.
“Já tenho meus 14 netos comigo. Não queria morrer sem abraçá-lo”, disse Estela, de 83 anos, em entrevista coletiva na qual confirmou o reencontro com seu neto Guido Carlotto.
A luta de Estela de Carlotto começou com as tradicionais manifestações na Praça de Maio.
Ela direciona sua busca para recuperar as crianças que haviam nascido em cativeiro e sido entregues pelos ditadores a outras famílias, sem saber sua verdadeira identidade.
Cerca de 30 mil pessoas desapareceram durante a última ditadura argentina, segundo os órgãos de defesa de direitos humanos, e cerca de 500 netos foram afastados de suas famílias biológicas.
O neto de Carlotto é o 111° encontrado pelas Avós.
Ele tinha dúvidas sobre sua identidade e se apresentou voluntariamente para fazer um exame de DNA, que confirmou que ele é filho de Laura.
Com informações do G1

Cinemark libera ingressos a R$ 11 em sessões até março; veja os cinemas participantes
Johnny Depp deu casa para Eric Dane morar até morrer; vaquinha da família está perto da meta
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
João Gomes faz homenagem à doutora Tatiana da polilaminina em show no Rio; vídeo
Dra. Tatiana da Polilaminina estará no Roda Viva, na estreia de Ernesto Paglia, nesta segunda-feira
Após show, Thiago Aquino resgata e adota filhote de cachorro abandonado na estrada; vídeo
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões