Teto verde agora é obrigatório em Recife

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Teto verde agora é obrigatório em Recife

Foto: Igo Bione/Arquivo JC Imagem
Telhado verde, agora, é lei no Recife, capital de Pernambuco.
O ideia é diminuir as chamadas “ilhas de calor” na cidade.
A legislação municipal entrou em vigor esta semana e prevê plantio de grama, hortaliças, arbusto e árvores de pequeno porte, de preferência nativa, na laje da edificação.
A legislação diz que 
mudança agora é “obrigatória para novos prédios residenciais, com mais de quatro pavimentos e não habitacionais com área coberta acima de 400 metros quadrados’.


Contra alagamentos
Na mesma legislação, a prefeitura também institui a construção de reservatórios para acúmulo e retardo de água de chuva, em novos imóveis residenciais, comerciais e de serviços, com área de solo superior a 500 metros quadrados e que tenha 25% do terreno impermeabilizado.

“O reservatório de acúmulo serve para o reutilização da água de chuva para molhar os jardins ou lavar calçadas. É uma questão de sustentabilidade”, exemplifica o secretário municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre.

Já o reservatório de retardo foi pensado para ajudar a drenagem da cidade. É um lugar onde o prédio com solo impermeabilizado vai reter a água, enquanto estiver chovendo, para liberar o produto gradativamente, nas galerias pluviais, quando cessar a precipitação.

Com isso, a prefeitura espera diminuir os alagamentos na ruas.

“No Recife, é comum acontecerem dias de chuvas intensas, em poucas horas. Isso leva a uma sobrecarga no sistema de drenagem e as vias ficam alagadas. O reservatório de retardo é a contribuição da sociedade para amenizar o problema”, afirma Antônio Alexandre.

A prefeitura também sancionou a Lei nº 18.111, de 13 de janeiro de 2015, para regulamentar o Setor de Sustentabilidade Ambiental 2, previsto no Plano Diretor da Cidade, para ampliar as áreas verdes no entorno de parques e praças.

Com informações do JCOnLine