Proibida mutilação genital feminina na Nigéria

Foto: Reuters/Siegfried Modola
Demorou, mas depois de muito sofrimento, aconteceu!
Está proibida a mutilação genital feminina na Nigéria, um procedimento estúpido em que grande parte dos órgãos genitais externos da mulher são retirados cirurgicamente, por razões não médicas.
A lei foi assinada na última sexta-feira, um dia antes de o então presidente, Jonathan Goodluck, passar o cargo para o atual, Muhammadu Buhari.
Segundo o International Business Times, cerca de 19,9 milhões de nigerianas foram submetidas a esta prática cruel, que é comum no país.
A criminalização da mutilação genital feminina (FGM, na sigla em inglês) é um passo importante para o país mais populoso da África, e também para um possível início de um efeito cascata sobre outras 26 nações africanas que ainda submetem suas mulheres à prática abusiva.
Mutilação
A mutilação, também conhecida como corte genital feminino ou circuncisão feminina, não traz nenhum benefício para a saúde e é considerado uma violação dos direitos humanos para meninas e mulheres por organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde.
Vítimas
Acredita-se que mais de 125 milhões de meninas e mulheres no mundo foram vítimas da FGM, com a maioria concentrada em 29 países, segundo estudo da Unicef.
Apesar dos esforços internacionais para erradicar a prática, a mutilação é comum e amplamente aplicada com mais de 95% em países como a Somália, Guiné, Djibuti e Egito.
Com uma população de 175 milhões de pessoas, estima-se que cerca de 27% das mulheres foram submetidas à prática, com variações significativas entre as regiões, mas com forte prevalência na região sul do país.
O procedimento acontece por fatores sociais e culturais absolutamente desumanos.
Mudança
Talvez este tenha sido o motivo para o ex-presidente proibir o procedimento na última semana do seu mandato. “Há um preço para se pagar por contrariar normas que são amplamente observadas”, diz Pham.
O diretor do Conselho da África no Conselho Atlântico acredita que Goodluck fez um favor para seu sucessor: “A lei já está assinada e Buhari pode dizer que está apenas cumprindo as leis”.
Com informações do International Business Times
Matéria sugerida por Karen Gekker

Cantores levam música e amor e animam paciente internada em hospital; vídeo
Mulher salva por motociclistas em BH tem alta: conheça a Maria Eduarda, de 21 anos; vídeo
Quem são os motociclistas que abriram caminho e salvaram mulher que infartava no trânsito de BH; vídeo
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Após AVC, idosa de 97 anos dá looping em avião, bate recorde e ajuda hospital que a salvou
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo