Brasileiro opera jaguar e rinoceronte na África

Fotos: Roberto Fecchio/Arquivo Pessoal
Um médico veterinário de Santos, no litoral de São Paulo, tornou-se referência em tratamento odontológico de animais selvagens no País e tem viajado o mundo para ensinar suas técnicas.
O trabalho internacional mais recente foi em abril na Colômbia, onde o profissional operou um jaguar de mais de 130 kg. Segundo Roberto Fecchio, as infecções na boca e problemas dentários são extremamente comuns em animais, e podem acometer outros órgãos, como coração, fígado e rins.
O especialista já foi convidado a participar de eventos na África do Sul, Chile, Peru e, mais recentemente, da Conferência Internacional sobre Medicina de Animais Selvagens, dentro do Parque Temático Jaime Duque, na Colômbia.
“São pouquíssimos profissionais no mundo que atuam nessa área, então, esses poucos sempre são cogitados para cursos, aulas e palestras. Na Colômbia, aproveitei para fazer o tratamento de canal de um jaguar, como uma aula prática, para compartilhar a técnica e o conhecimento” explica.
O veterinário relata que o procedimento completo no animal levou cerca de quatro horas, desde a captura do jaguar, com sedativo e aplicação de anestesia, até o tratamento em si.
Outra parte importante, segundo ele, é garantir a segurança dos profissionais. Por isso, o bicho é amarrado durante o transporte.
“É preciso uma equipe multidisciplinar para fazer tudo isso. Há profissionais para aplicar a anestesia com dardos, monitorar o animal, colher sangue para exames, realizar ultrassonografia, tratamento dentário, e por aí vai. Na mesa de cirurgia mesmo, demora umas duas horas e meia”, detalha.
Atualmente, Fecchio realiza o atendimento a animais selvagens junto ao Laboratório de Odontologia Comparada (LOC), da Universidade de São Paulo (USP).
O espaço é o primeiro centro da América Latina para pesquisa e atendimento avançado na área de odontologia veterinária e cirurgia de face de animais.
Um grupo de especialistas, chefiado por ele, denominado Equipe Zoo, também oferece assessoria para 11 zoológicos do País.
Com informações do G1

Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Filhote órfão de lontra resgatado e devolvido ao lago sempre volta para visitar o pai adotivo; vídeo
Brasileira adota menino com TDAH, fica grávida e hoje ele cuida da irmãzinha com autismo; vídeo
Casal adota 4 irmãos para não separar a família; às portas do Natal
Primeiro centro de adoção permanente do Brasil é inaugurado em SP; café com cães e gatos
Pai acolhe filha após revelação que ela escondia há 3 anos e emociona as redes; vídeo
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal