300 etnias de índios serão documentadas: campanha

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para 300 etnias de índios serão documentadas: campanha
|

Fotos: Renato Soares/AmeríndiosDoBrasil
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNoticiaBoa

Um fotógrafo brasileiro vai viajar o país para registrar as 300 etnias de índios existentes no país – como adiantamos no SóNotíciaBoa no ano passado – releia aqui.
A novidade agora é a campanha que Renato Soares montou na internet – crowdfunding – para arrecadar fundos para realizar a primeira etapa do projeto: a Expedição Curt Nimuendaju – No Caminho dos Timbiras.
Nas contas do fotógrafo, se os entusiastas colaborem com apenas 35 reais será possível mapear e registrar todos esses povos que o Brasil não conhece.

Ele considera esses índios “verdadeiros brasileiros”, o que temos de melhor de nossa cultura ancestral.

A contrapartida para quem colaborar será um livreto do Ameríndios Brasil.
35% da renda vão para os povos indígenas participantes.

Ameríndios do Brasil
Há mais de 20 anos registrando os indígenas, Renato Soares pretende criar um grande acervo etnográfico brasileiro jamais fotografado e assim registar para a atualidade e o futuro o que são os povos originais brasileiros.

O acervo terá várias utilizações e será dirigido à educação de diversas maneiras: livros didáticos e paradidáticos, livros de arte, editoriais, palestras e conferências interativas, ações institucionais, exposições fotográficas, produções audiovisuais, tecnologias virtuais e outras mídias.

“Em respeito às comunidades indígenas fotografadas, os produtos que daremos em agradecimento aos colaboradores da campanha, não podem ter uso comercial, são fotografias, livros, e outros que serão usados como recordações, um prêmio exclusivo e especial em resposta à sua generosidade”, explica.

Como participar
Para colaborar, acesse aqui a pagina da campanha do Ameríndios do Brasil no Kickante.
As doações são a partir de 35 reais. O prêmio será um exemplar do cordel indígena dos Povos Timbira.

Primeira etapa
“Nesta primeira etapa vamos sair de carro de São Paulo rumo ao estado do Tocantins. lá iremos nos encontrar com os Krahô, um dos membros da grande família Timbira, dando inicio a viagem. Eles se encontram entre o Norte do Tocantins, Sul do Maranhão e Leste do Pará. Do encontro com os índios Krahô, vai se juntar à equipe um índio escolhido pela comunidade e este será nosso guia na visita as outras aldeias Timbira. Da saída ao retorno, temos a previsão de 3 meses de trabalho continuo.

O SóNotíciaBoa apoia essa iniciativa.