Nasa descobre planeta muito parecido com a Terra

Comercial
Foto: NASA Ames/JPL-Caltech/T. Pyle
A NASA apresentou o planeta mais parecido com a Terra descoberto até hoje.
É o Kepler 452-b, o primeiro planeta identificado pela agência espacial norte-americana com tamanho idêntico ao do nosso “planeta azul”.
Ele fica na chamada zona habitável, e também orbita uma estrela semelhante ao Sol.
O planeta, que abre caminho à possível descoberta de uma “Terra 2.0”, como diz a NASA, é descrito pelos astrônomos como “um primo maior e mais velho da Terra”.
Embora tenha dimensões superiores, o Kepler-452b demora apenas mais 20 dias (385) do que o planeta azul para concluir sua volta em torno da sua estrela.
Este “primo” do nosso planeta está 5% mais longe da sua estrela do que a Terra está do Sol e é, também, mais antigo: tem seis mil milhões de anos de idade, o que o torna 1,5 mil milhões de anos mais velho que o nosso Sol.
Temperatura
Embora o Kepler-452b seja 20% mais brilhante e tenha um diâmetro 10% superior ao da Terra, os dois planetas partilham a mesma temperatura, dizem os cientistas.
“Podemos pensar no Kepler-452b como um primo maior e mais velho da Terra, o que nos dá a oportunidade de compreender e refletir sobre o ambiente de desenvolvimento do nosso planeta”, afirma, em comunicado, Jon Jenkins, cientista do centro de investigação AMES da NASA, na Califórnia.
“É fantástico constatar que este planeta passou seis mil milhões de anos na zona habitável da sua estrela – mais tempo do que a Terra. Trata-se de uma oportunidade substancial para o desenvolvimento de vida, desde que todos os ingredientes e condições necessárias existam no planeta”, considera Jenkins.
Outros
A descoberta do Kepler-452b, cujo sistema planetário se localiza a 1.400 anos-luz, na Constelação do Cisne, aumentou para 1030 o número de planetas já confirmados pela NASA.
Até ao momento, a missão Kepler detectou 4.696 candidatos a planeta.
Destes, 12 “têm diâmetros uma a duas vezes superiores ao da Terra e orbitam as suas estrelas na zona habitável, sendo que nove destas estrelas são semelhantes ao Sol em tamanho e temperatura”.
Com informações da Nasa e BoasNotícias