Chuva de estrelas cadentes… de madrugada

Todos os anos, durante esse período, a chuva de meteoros Leonídeas pode ser vista pelos brasileiros.
Esta madrugada, passagem do dia 17 para o dia 18 de novembro, foi possível vivenciar um dos shows celestes mais bonitos do hemisfério sul.
No geral, especialistas imaginavam que a chuva deste ano será apenas “moderada” – com uma média de 10 a 15 meteoros por hora – mas este tipo de evento é extremamente imprevisível, registrando picos de atividade muito mais intensos em determinados anos.
Melhor horário
O melhor horário para observar as estrelas cadentes foi pouco antes do amanhecer, entre 4h30 e 5h da manhã.
O radiante da chuva foi na região da constelação de Leão: para encontrá-la, basta olhar na direção nordeste.
Motivo
A aparição desses corpos luminosos está associada ao movimento da Terra em torno do Sol.
Nesse período, o planeta encontra um ponto em sua órbita onde estão localizadas essas partículas, no formato de nuvem.
As Leonídeas são compostas por restos do cometa Tempel-Tuttle, identificado em 1865. Essas partículas acompanham as órbitas dos cometas em torno do Sol e por isso se encontram com a Terra.
Com informações da Galileu

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Cantores levam música e amor e animam paciente internada em hospital; vídeo
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo