Foguete pousa intacto pela 1ª vez: futuras viagens espaciais

1104
Foto: Reprodução/vídeo Divulgação Space X
Foto: Reprodução/vídeo Divulgação Space X

Pela primeira vez na história um foguete é lançado e consegue voltar intacto para a terra. (vídeo abaixo)

A Space X, empresa californiana do milionário do setor de tecnologia Elon Musk, conseguiu fazer o foguete Falcon 9 pousar na vertical, nesta terça-feira, 22,  no Cabo Canaveral, na Flórida, EUA.

A viagem

O foguete foi lançado com 11 satélites. Depois disso, a parte superior da nave se soltou e entrou em órbita levando os satélites.

O foguete decolou às 20H29 (23H29 de Brasília) e minutos depois do lançamento, a primeira fase do foguete – que dá a potência na decolagem – se desprendeu e iniciou o retorno à Terra, enquanto a segunda fase manteve a propulsão dos satélites para o espaço.

Graças aos motores que atenuaram a queda, a primeira fase do foguete pousou de modo suave em posição vertical 11 minutos depois da decolagem.

A parte inferior conseguiu fazer a virada – graças a propulsores – e pousar com sucesso no Estado americano.

Viagens espaciais

Este novo tipo de espaçonave pode determinar o futuro das viagens espaciais.

A Space X tem um contrato de US$ 1,6 bilhão com a Nasa para enviar suprimentos para a Estação Espacial Internacional.

Não se trata da primeira aeronave a pousar verticalmente – feito reivindicado por um foguete de menor porte que pousou no Texas, no mês passado.

Mas o voo do Falcon 9 é um marco na reutilização de foguetes: a Space X alega que pode reduzir drasticamente os custos de operações espaciais privadas com o reuso de componentes.

Assista:

Com informações da BBC.