Menino de 10 anos cria museu de Luiz Gonzaga: em casa

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Menino de 10 anos cria museu de Luiz Gonzaga: em casa
Foto: divulgação

Um menino de 10 anos abriu um museu sobre Luiz Gonzaga, o rei do baião, morto muito antes do estudante nascer: em 1989, aos 76 anos.

O espaço criado por Pedro Lucas Feitosa fica na sala da casa da bisavó dele, no Ceará.

O museu – na rua Rua Alto da Antena, no distrito de Dom Quintino – reúne cerca de 100 objetos que recriam a época em que Gonzagão viveu.

São discos do artista, sanfonas, ferramentas de trabalho e utensílios que fazem parte do universo cantado por Luiz Gonzaga.

Pedro Lucas guia as visitas no local, contando a história de cada objeto do museu, função que divide com o primo, Caio Éverton, de 8 anos.

Pedro Lucas observa que a casa da bisavó poderia muito bem ser a “sala de reboco” que Gonzagão cantava ser palco da dança com o seu “benzinho”.

Os bens exibidos no museu são fruto de doação de conhecidos.

A ideia

Em 2013, Pedro Lucas Feitosa, então com 8 anos, voltou encantado de uma visita que fizera ao Museu do Gonzagão, em Exu (PE).

Ao voltar para a sua casa, no Crato (Cariri cearense), Pedro Lucas já sabia como dar vazão à admiração que nutre por Luiz Gonzaga: ele criaria um museu dedicado ao Rei do Baião.

A paixão pela música de Luiz Gonzaga vem de quando ele tinha cinco anos. Em uma festa de São João na escola, Pedro Lucas conta ter ouvido “Numa Sala de Reboco” e ter gostado tanto da música que passou a cantá-la frequentemente.

Uma tia dele viu o gosto pela música e presenteou-o com um CD de Luiz Gonzaga.

O gosto pelo forró pé-de-serra impressiona o pai de Pedro Lucas, o agricultor Antônio Feitosa de Souza. Ele conta “estranhar” uma “criança de hoje em dia” gostar de músicas antigas. Antônio e a família ficaram “encantados”, mas também “assustados” com uma criança “dessa idade” criando um museu, conta Pedro Lucas.

Visitas

O museu fica aberto para visitações nos turnos da manhã e da tarde, enquanto Pedro Lucas não voltar às aulas — ele irá cursar neste o 6° ano do Ensino Fundamental.

O menino afirma que a iniciativa não parará na infância. Ele que ser um museólogo quando crescer e pretende conciliar a profissão com a sanfona, instrumento que tem o sonho de aprender a tocar, como o ídolo Luiz Gonzaga.

Serviço

Museu do Luiz Gonzaga

Rua Alto da Antena, nº 69, distrito Dom Quintino — Crato (CE)

Mais informações na página do museu no Facebook