Menino de 10 anos cria museu de Luiz Gonzaga: em casa

Um menino de 10 anos abriu um museu sobre Luiz Gonzaga, o rei do baião, morto muito antes do estudante nascer: em 1989, aos 76 anos.
O espaço criado por Pedro Lucas Feitosa fica na sala da casa da bisavó dele, no Ceará.
O museu – na rua Rua Alto da Antena, no distrito de Dom Quintino – reúne cerca de 100 objetos que recriam a época em que Gonzagão viveu.
São discos do artista, sanfonas, ferramentas de trabalho e utensílios que fazem parte do universo cantado por Luiz Gonzaga.
Pedro Lucas guia as visitas no local, contando a história de cada objeto do museu, função que divide com o primo, Caio Éverton, de 8 anos.
Pedro Lucas observa que a casa da bisavó poderia muito bem ser a “sala de reboco” que Gonzagão cantava ser palco da dança com o seu “benzinho”.
Os bens exibidos no museu são fruto de doação de conhecidos.
A ideia
Em 2013, Pedro Lucas Feitosa, então com 8 anos, voltou encantado de uma visita que fizera ao Museu do Gonzagão, em Exu (PE).
Ao voltar para a sua casa, no Crato (Cariri cearense), Pedro Lucas já sabia como dar vazão à admiração que nutre por Luiz Gonzaga: ele criaria um museu dedicado ao Rei do Baião.
A paixão pela música de Luiz Gonzaga vem de quando ele tinha cinco anos. Em uma festa de São João na escola, Pedro Lucas conta ter ouvido “Numa Sala de Reboco” e ter gostado tanto da música que passou a cantá-la frequentemente.
Uma tia dele viu o gosto pela música e presenteou-o com um CD de Luiz Gonzaga.
O gosto pelo forró pé-de-serra impressiona o pai de Pedro Lucas, o agricultor Antônio Feitosa de Souza. Ele conta “estranhar” uma “criança de hoje em dia” gostar de músicas antigas. Antônio e a família ficaram “encantados”, mas também “assustados” com uma criança “dessa idade” criando um museu, conta Pedro Lucas.
Visitas
O museu fica aberto para visitações nos turnos da manhã e da tarde, enquanto Pedro Lucas não voltar às aulas — ele irá cursar neste o 6° ano do Ensino Fundamental.
O menino afirma que a iniciativa não parará na infância. Ele que ser um museólogo quando crescer e pretende conciliar a profissão com a sanfona, instrumento que tem o sonho de aprender a tocar, como o ídolo Luiz Gonzaga.
Serviço
Museu do Luiz Gonzaga
Rua Alto da Antena, nº 69, distrito Dom Quintino — Crato (CE)
Mais informações na página do museu no Facebook

Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
México copia o SUS do Brasil e anuncia sistema de saúde gratuito para todos
Jovem herói que salvou 7 pessoas em incêndio disse para a mãe que “apenas caiu”; homenagem
Restaurante dos sortudos já fez 5 clientes ganharem na loteria e ficarem milionários
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo