Exagerou? Dez alimentos que ajudam a limpar o fígado

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Exagerou? Dez alimentos que ajudam a limpar o fígado
Foto: GracieNutri

Bebeu mais do que deveria no fim de semana? Exagerou na feijoada, nas gorduras e o fígado chiou?

É! Ele é responsável por muitas funções importantes relacionadas com a digestão, metabolismo, imunidade e o armazenamento de nutrientes, que o organismo necessita para sobreviver.

O fígado quebra insulina, hemoglobina e outros hormônios. Além disso, destrói células vermelhas velhas do sangue e produz produtos químicos necessários para a coagulação adequada.

O fígado é uma glândula que secreta elementos químicos exigidos por outras partes do corpo. Ele também armazena algumas vitaminas, ferro e glicose.

Um fígado saudável regula a composição do sangue, remove substâncias tóxicas e converte nutrientes absorvidos pelo intestino durante a digestão em formas que o corpo pode usar.

E é a única parte do seu corpo que é um órgão e uma glândula ao mesmo tempo.

Muitos alimentos podem ajudar a limpar, rejuvenescer e desintoxicar seu fígado, mantendo-0 como você precisa.

Veja quais são:

1. Alho

O alho é ótimo para a limpeza do seu fígado. Ativa as enzimas no fígado que ajudam a limpar as toxinas. Contém dois compostos naturais chamado alicina e selênio, que ajudam no processo de limpeza de fígado e o protege de danos tóxicos. Além disso, o alho reduz os níveis de colesterol e triglicérides, que podem sobrecarregar o fígado e prejudicar seu funcionamento. Para promover a saúde do fígado, use alho fresco em vez de alho processado, picado ou em pó. Comer 2 a 3 dentes de alho cru por dia. Você também pode tomar suplementos de alho, mas só depois de consultar o seu médico.

2. Toranja

Sendo uma boa fonte de vitamina C, pectina e antioxidantes, a toranja também auxilia o processo natural de limpeza do fígado. Contém também glutationa, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e desintoxica o fígado. Glutationa também ajuda na desintoxicação de metais pesados. Além disso, ajuda a naringenina flavonóide da toranja ajuda a quebrar a gordura. Beba um copo pequeno de suco de toranja espremido na hora, ou desfrute do fruto inteiro em seu lanche diário.

Detalhe: Se você está tomando medicamentos, consulte seu médico antes de tomar esta fruta porque ela pode interagir com certos medicamentos.

3. Beterraba

Beterraba é um alimento poderoso para limpar e ajudar o funcionamento do fígado. Ela é rica em flavonóides e beta-caroteno, que ajudam a estimular e melhorar a função global do fígado porque são purificadores naturais do sangue. Basta adicionar beterraba fresca ou suco em sua dieta diária. Faça uma salada de limpeza para o fígado poderosa com 1 xícara de beterraba ralada ou picada, 2 colheres de sopa de óleo de oliva extra virgem prensado a frio e o suco de ½ limão. Misture todos os ingredientes e coma 2 colheres de chá do mesmo a cada 2 horas durante o dia por uma semana.

4. Limão

Os limões ajudam a desintoxicar o fígado principalmente devido ao antioxidante D-limoneno presente nele, que ativa as enzimas que ajudam na desintoxicação. Além disso, a elevada quantidade de vitamina C dos limões ajudam seu fígado produzir mais enzimas para a digestão. Os limões também aumentam a absorção de minerais pelo fígado. Faça água com limão em casa adicionando o suco de 1 limão a uma jarra de água. Você pode até adicionar limões picados para isso. Beba esta água em intervalos regulares. Se desejar, adicione um pouco de mel.

5. Chá Verde

Beber chá verde diariamente, pode ajudar seu corpo a eliminar toxinas e depósitos de gordura, aumentando os níveis de hidratação. Um estudo de 2002, publicado na revista internacional de obesidade mostrou que as catequizas no chá ajudam a estimular o metabolismo de lipídios no fígado. Este por sua vez impede o acúmulo de gordura no fígado. Esta bebida saudável também protege o fígado dos efeitos prejudiciais de substâncias tóxicas como álcool. O chá verde é ainda benéfico no tratamento ou prevenção de doença hepática. De acordo com um estudo publicado em 2009 sobre as causas e controle do câncer, mostrou que pessoas que bebem chá verde têm um menor risco de desenvolver câncer de fígado. Beba 2 a 3 xícaras de chá verde diariamente. Se desejar, adoce o chá com mel.

Detalhe: Evite beber chá verde em excesso, pois ele pode ter um impacto negativo no seu fígado e outras partes do corpo.

6. Abacate

Os abacates contêm produtos químicos que reduzem o dano hepático. De acordo com um estudo de 2000 da sociedade americana de química, o abacate é rico em glutationa, um composto necessário pelo fígado para limpar as toxinas prejudiciais para o seu correto funcionamento. A alta quantidade de gordura monoinsaturada no abacate ajuda a reduzir as lipoproteínas de baixa densidade ou “mau” colesterol e aumenta as lipoproteínas de alta densidade ou colesterol “bom”. O fígado processa facilmente o bom colesterol. Além disso, abacates contêm muitos minerais, vitaminas e fitossanitária que ajudam a quebrar gorduras, contribuindo para um bom funcionamento do fígado. Coma abacates de 1 a 2 vezes por semana por alguns meses para ajudar a reverter os danos do fígado.

7. Açafrão

Cúrcuma ou açafrão é outro alimento eficaz e popular. Também melhora a capacidade do organismo para digerir gorduras. O composto curcumina induz a formação de uma enzima primária de desintoxicação do fígado chamada Glutationa S-transferase. Ela também ajuda a regenerar as células hepáticas danificadas. Misture ¼ colher de chá de açafrão em pó em um copo de água e ferva. Beba duas vezes ao dia por duas semanas. Além disso, inclua este tempero na sua culinária diária.

8. Maçã

Uma maçã por dia é o segredo por trás de um fígado saudável. As maçãs são uma boa fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a remover as toxinas do aparelho digestivo e do colesterol do sangue, por sua vez, impede o fígado de ser sobrecarregado. Além disso, as maçãs contêm ácido málico, um nutriente de limpeza que remove substâncias cancerígenas e outras toxinas do sangue. Todos os tipos de maçãs são bons para o fígado, no entanto, para uma limpeza rápida do fígado escolha maçãs orgânicas. Coma uma maçã orgânica, ou beba um copo de suco de maça fresco diariamente.

9. Nozes

A quantidade elevada do aminoácido l-arginina nas nozes auxilia o fígado na desintoxicação de amônia. Além disso, elas contêm glutationa e ácidos graxos ômega-3, que auxiliam o processo natural de limpeza do fígado. De acordo com um estudo de 2008 publicado no diário agrícola e químico de alimentos, os polifenóis das nozes previnem lesões hepáticas induzidas por tetracloreto de carbono e d-galactosamina. Mastigue um punhado de nozes como aperitivo diariamente. Você pode também polvilhá-las sobre uma salada, sopa, ou assados.

10. Brócolis

Inclua os brócolis na sua dieta porque eles ajudam no processo natural de limpeza do fígado. Sendo ricos em Glicosinolatos, eles liberam do fígado as substâncias cancerígenas e outras toxinas prejudiciais. O alto teor de fibras dos brócolis também melhora o processo de digestão. Além disso, ele contém vitamina E lipossolúvel, um importante antioxidante para o fígado realizar as suas funções. Coma 1 xícara de brócolis, 3 vezes por semana para manter o seu fígado limpo. Especialistas em saúde recomendam a eliminação, ou redução dos alimentos de origem animal, bem como álcool, açúcar refinado, cafeína em excesso e alimentos processados de sua dieta.

Abandone o cigarro porque o fumo causa danos significativos em diferentes órgãos do corpo, incluindo o fígado.

Com informações Gracienutri