18 estrelas cadentes por hora: chuva de meteoros Líridas

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 18 estrelas cadentes por hora: chuva de meteoros Líridas
Foto: reprodução Mirror|

Duas noites espetaculares para românticos e estudiosos. Se você olhar para o céu poderá ver cerca de 18 “estrelas cadentes” por hora.

O ponto alto da chuva de meteoros vai iluminar o céu na madrugada de 22 para 23 de abril, mas o fenômeno, que começou dia 16, continua até o dia 25, segunda-feira.

São as pedras do fenômeno astronômico Líridas. Tudo acontece quando a trajetória da Terra se cruza com os restos de poeira deixados pela passagem do cometa Tatcher.

As partículas deixadas quando o cometa passou entram na atmosfera e tornam-se incandescentes, criando o efeito de chuva de meteoros, ou estreladas cadentes.

Online

Caso o tempo nublado na região onde você está não permita ver a passagem das Líridas, é possível assistir a chuva de estrelas online, a partir da uma da manhã de dia 23, aqui.

De acordo com o astrônomo e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, no Ceará, a Terra sempre encontra nuvens de pedras em sua trajetória em torno do Sol.

“Cada mês a Terra encontra uma região de pedras, que são atraídas e se chocam com a atmosfera. Com o choque, o atrito com a atmosfera gera calor e faz aquele rastro brilhante no céu”, explica.

“As pessoas chamam esse brilho de estrela cadente”.

Segurança

As pedras são pequenas e não oferecem riscos à região urbana. “Há a possibilidade (de cair em centros urbanos), mas como 2/3 da Terra é água e maior parte das regiões não é urbanizada, a maioria das pedras cai no mar”, diz o astrônomo.

“É um belo espetáculo para se assistir. A maioria queima na atmosfera e cai só o pó. Quando alguma tem núcleo mais denso, metálico, ele atinge a superfície”. Serão mais de 40 meteoros chovendo a partir das 2 horas.

Com informações do Diário de Notícias e O Povo