Após os 40 deve-se trabalhar 3 dias por semana, diz estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Após os 40 deve-se trabalhar 3 dias por semana, diz estudo
Foto: iStock

Boa notícia para empregados. Imagine trabalhar apenas 3 dias por semana, ou simplesmente cerca 25 horas por semana.

Um estudo australiano, publicado no Melbourne Institute, mostra os benefícios de não ultrapassar as 25 horas semanais de trabalho depois dos 40 anos.

A pesquisa mostra que as pessoas acima desta faixa etária não devem fazer os horários tradicionais, uma vez que a carga horária (até 55 horas/semana) aumenta o stress e a fadiga mental, o que pode ser altamente prejudicial para a saúde.

De acordo com os pesquisadores, a partir dos 40 anos, o trabalho pode ser uma forma de melhorar e estimular a atividade cognitiva, mas desde que não sejam ultrapassadas as 25 horas por semana.

Ou seja, é mais benéfico um trabalho em regime de meio período do que um integral.

“O trabalho pode ser uma faca de dois gumes, estimulante para a atividade cerebral, mas ao mesmo tempo as pessoas precisam de ter moderação. Longas horas de trabalho podem causar stress e fadiga, potencialmente prejudiciais para as funções cognitivas”, disse Colin McKenzie, da Universidade de Keio, citado pelo The Australian.

A conclusão surgiu depois de terem sido avaliados os testes cognitivos feitos a 3.000 homens e 3.500 mulheres na Austrália, cujos horários de trabalho variavam.

Com informações do Notícias ao Minuto