Brasileiro se vira sem o Whatsapp e mostra que é criativo

Por Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa.
Depois que a justiça brasileira decidiu bloquear o WhatsApp por 72 horas, a partir das 2 da tarde desta segunda-feira, a população se virou nos 30 e correu para encontrar formas alternativas rápidas de comunicação.
Muitos migraram para o concorrente direto do WhatsApp, o Telegram, e começaram a compartilhar o link com os amigos para que começassem a participar também.
Baixe o seu Telegram na GooglePlay ou no iTunes da Apple.
Já o Facebook, aproveitou para divulgar seu Messenger, que faz a mesma função, o que facilitou a vida de quem foi pego de surpresa e estava sem comunicação por escrito.
Uma saída inovadora veio da TIM, que aproveitou para capitalizar: a operadora decidiu não cobrar SMS dos clientes enquanto o bloqueio do Whatsapp estiver em vigor.
A Tim anunciou a medida através de um post em sua página do Facebook:
“Como forma de reduzir eventuais impactos pela suspensão do WhatsApp e mantendo nosso compromisso com os clientes, informamos que, a partir de agora até o período em que o aplicativo estiver bloqueado, em função de decisão judicial, o uso de SMS será gratuito para vocês continuarem enviando mensagens”.
A medida da TIM vale para os seus 67 milhões de clientes pelas 72 horas que o WhatsApp pode ficar fora do ar.
Bloqueio
A Justiça mandou bloquear o serviço de mensagens WhatsApp por até 72 horas, a partir das 14h desta segunda-feira, por decisão de um juiz da comarca de Lagarto, em Sergipe.
Ele determinou que as cinco principais operadoras de telefonia em atividade no Brasil — Tim, Vivo, Claro, Nextel e Oi — interrompessem completamente o serviço de mensagens porque o WhatsApp não abriu o sigilo para uma investigação criminal no Brasil.
A decisão foi o mesmo juiz que bloqueou o Facebook em dezembro de 2015 e ordenou a prisão do responsável pela rede social na América Latina, por motivo semelhante.
O outro lado
Por meio de nota do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), as operadoras informaram que receberam a intimação judicial e que vão cumprir a determinação da Justiça.
O WhatsApp afirmou que está “desapontado” e que cooperou “com toda a extensão de sua capacidade com os tribunais brasileiros”.

Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo