Idosa vendia rifa para pagar cirurgia: fará de graça

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Idosa vendia rifa para pagar cirurgia: fará de graça
Foto: Gustavo Nascimento | Gcom-MT

Uma senhora de 85 anos, que vendia rifa para pagar uma cirurgia de catarata, agora poderá fazer a operação de graça.

Dona Glicerina Maria da Silva Ferreira, conhecida como dona Célia, finalmente poderá voltar a enxergar.

Ela será beneficiada  pela Caravana da Transformação que será realizada em Barra do Bugres, a 168 km de Cuiabá, no Mato Grosso, nos dias 16 e 17 de julho.

A caravana vai atender moradores de 11 municípios da região.

História

Dona Glicerina está nervosa e ansiosa para voltar a enxergar plenamente. Em novembro de 2015, ela sofreu uma paralisia facial que afetou sua audição, visão e movimentos do rosto.

Ela fez tratamento durante três meses para se reestabelecer, porém a doença agravou a catarata que ela já sofria. “Às vezes ainda sinto que minha boca está dormente, mas graças a Deus está tudo bem agora”, disse ela.

“Achei que a perderíamos. Graças a Deus, ela se recuperou e está aí, firme e forte, mas infelizmente a visão dela ficou pior. Antes ela enxergava melhor do que eu, que uso óculos, e agora está sofrendo com a vista”, afirmou Enbelino Endino Ferreira, de 57 anos, filho de dona Célia.

Com o agravamento da catarata, a idosa acabou se afastando de um dos seus principais hobbies, o de costurar.

“Antes eu conseguia colocar a linha no buraquinho da menor agulha que tem, de primeira. Agora, não consigo direito nem nessa”, afirmou apontando para o carretel e as agulhas.

Rifa

Para encontrar a cura, a idosa peregrinou por diversos médicos particulares da região e se deparou com o alto preço do procedimento. “Fica mais de R$ 4,5 mil para fazer a cirurgia em um olho só, você acredita? É muito dinheiro!”, afirmou.

Segundo o seu filho, sem conseguir muitas alternativas para realizar o tratamento, os familiares e amigos passaram a economizar, vender alguns produtos e até mesmo organizaram uma rifa para pagar a cirurgia.

“Estamos rifando um smartphone. Foi a única saída que achamos para conseguir pagar o tratamento”, disse.

Porém, para a alegria de dona Célia e sua família, na semana que vem o municipio receberá a primeira edição da Caravana da Transformação.

A expectativa é que sejam realizadas mais de 5 mil consultas e 2 mil cirurgias de catarata e pterígio.

Como agendar

Para receber o atendimento oftalmológico basta procurar o posto da Caravana da Transformação para agendamento prévio.

É preciso levar o cartão SUS e um documento pessoal, inclusive no dia da consulta e no momento da cirurgia. “Vai ser bom tirar essa nuvem dos meus olhos”, comemora dona Glicerina.

A Caravana

Além dos atendimentos oftalmológicos, a Caravana da Transformação fará orientação sobre Hanseníase, doença com alto índice de incidência no estado.

Os moradores também poderão tirar:

  • cadastro e confecção do Cartão SUS,
  • 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito),
  • Carteira de Trabalho,
  • Carteira de Pescador Amador,
  • CPF,
  • CadÚnico,
  • Carteira de Identidade,
  • foto 3×4,
  • inscrição em cursos de capacitação,

Parceiros

A Caravana da Transformação é feita pelo Governo do Estado de Mato Grosso, com apoio de parceiros fixos como: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública.

Nesta edição colaboram o Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabelereiro e Grupo Barralcool.

Com informações do GMT