Poder da música ajuda pacientes de Parkinson a andar

A música está ajudando pessoas com Parkinson, que tinham dificuldade para caminhar. Elas estão conseguindo andar novamente!
O trabalho é feito por um aplicativo que adiciona batidas terapêuticas (padrões rítmicos isolados, como as batidas de um metrônomo) para estimular a sincronização dos passos e também aumentar a liberação de dopamina (principal neurotransmissor envolvido no prazer e no controle motor), o que ocorre normalmente quando as pessoas ouvem música.
O aplicativo que faz isso é o Parkinsounds, que foi o grande vencedor brasileiro de 2016 no Lions Health, com um Leão de Ouro e um de Prata na área Pharma, no mês passado.
Com um metrônomo digital, o app ajuda o paciente a encontrar seu ritmo ideal; depois, automaticamente, seleciona as músicas que sincronizam com aquela batida, nas playlists do Spotify.
“Da mesma forma como batemos o pé e balançamos a cabeça ao ouvir uma canção da qual gostamos, a música também promove novas conexões em áreas saudáveis do cérebro dos pacientes, estimulando a mobilidade e a coordenação”, explica Mauro Arruda, diretor-geral e de criação da Havas Life.
Parkinson é um “distúrbio neurológico degenerativo do movimento que vai muito além dos tremores. Apesar de não ter cura, a doença pode ser tratada e controlada para manter a qualidade de vida do paciente. Medicações adequadas e cirurgias no cérebro são capazes de melhorar muitos dos sintomas, mas não o passo. Caminhar torna-se cada vez mais difícil para um paciente, resultando em quedas, que são a segunda maior causa de morte por conta da doença”.
O Aplicativo está disponível para download na Play Store.

Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Campanha nacional de vacinação começa para crianças e adolescentes; veja quem deve se vacinar
Idosas aprendem boxe, recuperam força e autoestima: “Parece que tenho 15 anos”
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo