Cadeira barata de PVC ajuda fisioterapia de pacientes em UTI

Um fisioterapeuta brasileiro criou uma cadeira feita com tubos de PVC que está mudando o cotidiano na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.
A cadeira desenvolvida por Luís Antônio Nunes serve de apoio a pacientes que não conseguem se manter sentados.
Com ela as pessoas internadas podem se sentar à beira da cama para fazer as sessões de fisioterapia. A cadeira de PVC ajuda a evitar complicações causadas por passar longos períodos na mesma posição.
Sem o equipamento, os pacientes têm de ser retirados do leito e sentados em uma poltrona, o que envolve mais riscos.
Ou então são necessários dois profissionais: um para sustentar o tronco do paciente e outro para ajudá-lo a fazer a rotina de fisioterapia.
A cadeira
Primeiro, Nunes tentou fazer o aparato de madeira e espuma, mas a estrutura ficou muito pesada e o protótipo não deu certo.
Ele teve a ideia de usar PVC ao assistir a vídeos na internet que ensinavam a fazer objetos com esse tipo de material.
“Foi por tentativa e erro. Medi o que seria o comprimento para acomodar braço do paciente adulto, o comprimento do tronco, como daria a estabilidade para trás e para os lados e fui aprimorando”, disse o criador ao G1.
O material para construir o aparato custa cerca de R$ 70.
Segundo Nunes, a ideia está se disseminando e ele tem recebido pedidos de colegas de outros estados por instruções de como montar a cadeira.
“Não tem patente, é de domínio público e meu prazer será ver a reprodução desse invento simples pelo Brasil.”
A cadeira feita nesses moldes já está sendo usada em instituições no Acre, Paraíba, Piaui e Mato Grosso.
Aprovado
A fisioterapeuta Graziela Ultramari de Lima Domingues, chefe da sessão de reabilitação do Emilio Ribas, diz que a cadeira foi uma solução barata e criativa para lidar com uma limitação do serviço.
“Existem cadeiras desse tipo para comprar que são mais sofisticadas, mecanizadas, mas sabemos que no setor público não temos essa disponibilidade”, diz a profissional.
“Este é um dispositivo barato, fácil de montar e foi aprovado pela comissão de controle interno de infecção hospitalar, pois pode passar por um processo de desinfecção entre um paciente e outro.”
Para ela, Nunes foi além de sua função. “Essa visão que ele teve, de preocupação com o bem-estar dos pacientes, fez a diferença no nosso serviço para os pacientes da UTI.”
Com informações do G1

Alunos de escola pública brasileira conquistam ouro em competição internacional da UNESCO
Jovens são maiores campeões de votos nas eleições 2026; redes sociais explicam fenômeno
Quer trabalhar na Copa Feminina 2027? Fifa busca 6 mil voluntários em 8 cidades; veja como participar
Brasil elege número recorde de mulheres nas Eleições 2026: deputadas, senadoras e governadora
Confirmado: Flávio Bolsonaro e Lula estarão frente a frente no debate da Band neste domingo
“As Branquelas”: motorista canta e faz amigos nas ruas: “Levando um pouco de alegria pro trânsito”; vídeo
“Minha Melhor Amiga” passa de 5 milhões de espectadores nos cinemas e atrizes comemoram
Cachorrinha responde contas de matemática com as patinhas e impressiona milhões; vídeo
Amiguinhos fazem carreata surpresa para gêmeas de 4 anos durante tratamento contra leucemia; vídeo
“O papagaio é meu” macaquinha viraliza ao fazer carinho e abraçar papagaio; video
Elefante-marinho para para descansar em praia do Rio e surpreende moradores; vídeo