Voluntários operam crianças com lábio leporino de graça

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Voluntários operam crianças com lábio leporino de graça
Foto: Operação Sorriso

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.

Voluntários da ONG Operação Sorriso devolveram a autoestima a 53 crianças e adolescentes de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

60 profissionais participaram das cirurgias gratuitas para corrigir fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina).

O trabalho foi feito por voluntários de diversas partes do País e do exterior.

Todos os 53 pacientes operados no começo do mês retornaram para consulta pós-operatória no dia 10 de agosto, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado.

Eles voltarão para outras duas revisões, previstas para daqui a seis meses e um ano depois da cirurgia.

Os pacientes que passaram pela triagem e não foram selecionados para as cirurgias terão mais uma chance no ano que vem, quando a ONG voltará ao Estado.

Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso, agradeceu às autoridades locais e ao hospital parceiro Wilson Rosado, que abriu as portas para 60 voluntários médicos da Operação Sorriso, que se somaram ao corpo de enfermeiros e outros profissionais da casa.

“E não podemos esquecer da população que realizou doações, das várias empresas locais que nos doaram alimentos para as refeições dos pacientes na triagem e do abrigo oferecido pelo Hospital da PM, que alojou os pacientes de fora da cidade”, agradeceu Ana.

Corrente do bem

Várias empresas somaram forças para que a Operação Sorriso desse certo, como a Azul e Voltalia.

A companhia aérea transportou a equipe médica voluntária e todos os equipamentos e suprimentos.

O programa humanitário de Mossoró contou ainda com o apoio de empresas socialmente responsáveis, como Johnson&Johnson, BNDES, Copel, White Martins, Alshop, Amend, Aumund, Bionexo, Bradesco Seguros, Citi, Associação Citi Esperança, Comerc, Contém 1g, Cristália, Day Pharma, Elavon, Icatu Seguros, iZettle, Medtronic, Pepsico, Rotary Club, Schivartche Advogados, Seteco, Staples, Tennis Station, Way Models e Approach Comunicação.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), o Projeto Genoma e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização.

A Operação Sorriso 

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países.

Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 240 mil crianças.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 91 mil exames e avaliações especializadas e mais de 4,7 mil cirurgias em treze estados brasileiros.

A Operação Sorriso planeja realizar ainda neste ano programas humanitários nas cidades de Santarém (PA), Fortaleza (CE) e Porto Velho (RO).

Da redação do SóNotíciaBoa