Seca: água de casa é reaproveitada para irrigar hortas orgânicas

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa.
A tecnologia social Bioágua Familiar chega a mais um município do árido sertão de Pernambuco.
Jucati vai receber o projeto, que reaproveita água de uso doméstico na agricultura familiar, para a irrigação de hortas orgânicas nos quintais.
Como
A água usada para lavar louças, roupas e para tomar banho é canalizada para um reservatório que contém minhocas, areia, brita e adubo orgânico.
A camada de um metro do composto serve para filtrar as gorduras e impurezas do conteúdo armazenado.
As minhocas têm o papel de ingerir e remover as gorduras presentes na água. Assim que a filtragem se completa, ocorre o bombeamento para as mangueiras que irrigam a plantação por gotejamento.
A tecnologia social já foi implantada em cinco cidades do agreste pernambucano – Calçado, Jupi, Caetés, Lajedo e Garanhuns – em um total de 131 unidades familiares.
“O projeto ampliará uma experiência de sucesso, que, além de cuidar do meio ambiente, leva às famílias uma alimentação saudável e permite a geração de renda com a venda do excedente produzido”, comentou Gerôncio Luna, presidente da Fundação BB.
Pobreza e alimentação
O projeto vai implantar 22 sistemas da Bioágua Familiar para promover a agroecologia, a educação alimentar e ambiental e reduzir a pobreza rural.
Cerca de 80 agricultores familiares serão beneficiados nesta fase.
A ideia é levar alimentação saudável para os moradores mesmo no período de seca e permitir que a água utilizada nas casas deixe de ser descartada no solo, evitando a poluição ambiental e a proliferação de doenças.
Eles também poderão vencer a produção excedente.
Investimento
A Fundação Banco do Brasil investiu R$ 296 mil no projeto “Jucati Sustentável: Bioágua, Agroecologia e Nutrição”, em parceria com Associação de Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI).
Com informações da FBB

5 maneiras baratas de melhorar o ar da sua casa e evitar doenças
Nasce bebê de ave marinha rara, ameaçada de extinção, e comunidade comemora
Padre doa tudo que tem em testamento e salva área ambiental: protegida para sempre
Fotógrafo flagra árvore cheia de araras-azuis no Pantanal; vídeo
Superflorada volta ao Vale da Morte: acontece a cada 10 anos; vídeo
Sai ranking dos carros mais econômicos e menos poluentes do Brasil
CNH do Brasil: conheça a plataforma gratuita que liga alunos e instrutores mais próximos
Doença do beijo: nova descoberta de cientistas pode levar à produção de vacina
SUS agora terá imunoterapia contra o câncer: Lei sancionada pelo governo
Antecipação de 13º para aposentados começa a ser pago na semana que vem; veja como consultar
Aos 82 anos, Helô Pinheiro desfila de maiô na Rio Fashion Week: “que coisa mais linda”; vídeo
Piloto celebra no voo menino de 9 anos que venceu a leucemia; vídeo