Nasa publica fotos do espaço feitas por brasileiro

O caminho das estrelas agora passa pelo Brasil.
A Nasa publicou fotos do espaço feitas pelo astrofotógrafo brasileiro Carlos Eduardo Fairbairn, ou Kiko Fairbairn nas redes sociais.
Ele já emplacou três fotografias numa seção de “fotos do dia” num site da Nasa.
A agência espacial americana destacou imagens em seu site, feitas com uma câmera digital comum, do tipo SLR.A máquina é simples, mas a técnica é incrível.
Carlos Eduardo vai em locais com pouca luminosidade pra capturar o universo além da Terra.
“Tem que ir para locais que não tenham poluição luminosa”, disse o fotógrafo.
Fairbairn já fotografou no interior de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e nos Estados Unidos.
“Eu fotografava já normalmente [antes], gostava de ver concursos de fotografia. Um dia, me inspirei no meu pai, que sempre gostou muito de astronomia, e pensei: ‘o que será que acontece se eu for para o meio do mato e apontar uma câmera para cima?’'”, disse.
“Fiquei surpreso com a quantidade de informação que a câmera conseguia trazer. Não uso telescópio. E comecei a ler sobre o assunto”, explicou.
A foto
De acordo com Fairbairn, na mais recente delas (destacada acima), publicada em maio pela Nasa, o brasileiro usou:uma lente específica (de 100 milímetros)
estabilizou a câmera com um tripé
e acoplou um equipamento que faz micromovimentos para acompanhar a rotação da Terra, evitando que a luz das estrelas fique borrada na imagem.
Na fotografia, é possível ver Marte, Saturno, a estrela laranja e brilhante Antares. Também se vê parte da Via Láctea. Veja aqui a descrição da imagem feita pela Nasa.
Fairbairn explica que as fotos não são montagens, nem têm partes acrescentadas por edição. Ele usa um software específico para “limpar” a imagem e mostrar todos os elementos do espaço.
“Existem técnicas para você diminuir ruído da imagem. Nada é adicionado na foto, não existe nenhum tipo de montagem, nem nada. Mas a gente tem que fazer com que a informação que está contida na imagem apareça”, disse.
Kiko Fairbairn com seu equipamento, em Carrancas, interior de Minas Gerais (Foto: Arquivo Pessoal / Kiko Fairbairn )- Kiko Fairbairn em Carrancas, interior/MG – Foto: Arquivo Pessoal / Kiko Fairbairn
Com informações do G1

Remédio usado em cesáreas pode reduzir sintomas de depressão pós-parto, revela estudo
Mulher cria empresa de mudanças para ajudar outras mulheres após a separação: fatura R$ 70 mil por mês
Cientistas criam tecido parecido com couro usando fungos para fazer bolsas e roupas
Ex-aluno doa rim, salva a vida da professora e os dois viram irmãos de coração
Pescadoras brasileiras de 44 e 70 anos ganham título de heroínas da ONU em Roma
Cachorrinha beagle salva cadela desaparecida que lutava para não se afogar: chamou o tutor; video
Lula compre desafio, quebra sigilos dele e da família e cobra Flávio Bolsonaro para fazer o mesmo
Menino de 11 anos que juntava moedas para viajar de avião ganha primeiro voo da vida