Chia previne contra o câncer, diabetes e Alzheimer, diz Unicamp

1980
Foto: EllenMol1814 / Thinkstock
Foto: EllenMol1814 / Thinkstock

Uma pesquisa da Unicamp, em Campinas, São Paulo, descobriu que a chia ajuda a prevenir contra o câncer, diabetes e Alzheimer

O estudo do Departamento de Alimentos e Nutrição revelou que a Chia tem um poder antioxidante na semente e no óleo, que previne o envelhecimento precoce das células.

O alimento ajuda também a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, portanto é bom para diabéticos.

De acordo com o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição, Mário Maróstica, o estudo também revelou que, além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, a chia previne doenças cardiovasculares, diabetes tipos 1 e 2, além de reduzir a incidência de mal de Alzheimer e de câncer.

“A ingestão da chia está relacionada à redução dos radicais-livres. Ela previne outras doenças por conseguinte”, afirma Maróstica.

A pesquisa, publicada em revistas científicas internacionais, é também a primeira que mostra o poder antioxidante da semente no organismo dos animais, segundo a Unicamp.

O estudo para descobrir os efeitos da chia no organismo começou há quatro anos.

Durante seis meses, os pesquisadores usaram a semente e o óleo como parte da ração de ratos magros e obesos.

“Nós verificamos que tanto com o consumo da semente quanto com o óleo de chia, mostrou um efeito anti-inflamatório, reduziu os níveis de colesterol em torno de 30% a 40% e também aumentou a concentração de ômega 3 nos animais”, explica a pesquisadora Rafaela Marineli sobre os resultados obtidos com o experimento.

Com informações do G1