Fomos à região onde se faz o melhor queijo do mundo: o Gruyère

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Fomos à região onde se faz o melhor queijo do mundo: o Gruyère
Foto: Ninna Crot||||||||||||||

Por Ninna Crot, da Suíça, para o SóNotíciaBoa.

O castelo Gruyères, tem histórias mágicas, contos de fadas…

A poucos quilômetros do Castelo encontramos o que pode-se chamar de paraíso do queijo: La Maison du Gruyère – A casa do Gruyère – que nasceu em 1969 no coração da Vila de Pringy, estado de Friburgo, no pé da colina de Gruyères.

E é lá que se fabrica um dos melhores queijos suíços do mundo, além dos chocolates Cailler.

Em maio de 2000 a fábrica de queijo criou um novo layout para agradar e receber visitantes de todo o mundo, que vem em busca de informações sobre esta deliciosa tradição suíça.

queijo2

A visita

Ao entrar na fábrica, o visitante recebe uma amostra com as três diferentes maturidades do queijo, que são de três, oito e doze meses. Em seguida recebem um fone de ouvido e podem escolher o idioma preferido: em português, alemão, francês, inglês, chinês, espanhol, italiano, japonês, húngaro, polaco, russo, tcheco e árabe.

A partir daí um pequeno museu mostra através dos cinco sentidos, a história do queijo, desde os sons da água descendo através dos riachos do alto das montanhas; o cheiro das pastagens do gado; vídeos, fotos, acessórios e jogos interativos.

A visita dura cerca de 45 minutos, tempo suficiente para obter informações sobre a casa do queijo Gruyère (La Maison du Gruyère) e sobre a proveniência do leite por eles utilizado.

queijo1

O queijo

O queijo Gruyère é uma tradição de queijo, onde a receita ancestral é passada de geração em geração na fazenda e nas queijarias da aldeia.

Duas vezes por dia, 30 produtores de leite, localizados dentro de um raio de no máximo 25 quilômetros, entregam seus leites à Casa do Queijo.

A fábrica é equipada com 4 tanques de 4,8 mil litros, de onde ocorre de três a quatro vezes por dia (entre 9 horas e 14h30) a magia da transformação do leite.

Sob o olhar dos visitantes, o queijeiro produz 48 rodas de Gruyère, que são pressionadas e depois imersas em um banho de sal refinado. Em seguida os queijos são encaminhados a uma adega, que pode conter até 7 mil rodas do derivado de leite.

queijo3

A fabricação do Gruyère é apresentada, dependendo da época, de 2 a 4 vezes diárias, entre as 9 horas  e as 11horas e entre as 12h30 e 14h30.

O visitante pode assistir através de grandes janelas de vidro para ver como é seu manuseio.

Na saída, o turista encontra uma loja com vários produtos, como chocolates, doces de leite, merengues (suspiros), biscoitos, produtos para o lar e lembrancinhas, além de diversos tipos de queijos Gruyère.

queijo4

gruyere2

Foto: Ninna Crot

O Castelo

O Castelo de Gruyères fica a 830 metros de altutra, numa colina de 115 metros a partir da planície circundante, o que lhe dá uma posição estratégica importante.

Ele é um dos mais prestigiados da Suíça, com o estilo majestoso da época medieval.

A construção faz viajar através de oito séculos da arquitetura, da história e da cultura. Com beleza ímpar, todas as peças e repartições são únicas e intocáveis.

Já na entrada você é recebido pela bela e magnifica paisagem com entradas especificadas e enumeradas para que o turista não se perca, ou seja, tudo é verdadeiramente estudado e elaborado com a pontualidade suíça para a visitação.

Em ambos os lados da porta de acesso ao pátio foram colocados escudos de bronze de Marte (1997) e Venus (1999), desenhados por Patrick Woodroffe.

Em 1938, o estado de Friburgo comprou o Castelo de Gruyères para transformá-lo no museu HR Giger2 e desde 1989 ele abriga uma coleção de obras dedicadas à arte fantástica, incluindo o museu.

A nova reforma do Castelo trouxe lembranças inigualáveis como a esplanada, que era alcançada por uma ponte levadiça, cujos restos ainda são visíveis. O edifício principal foi totalmente remodelado no final do século XV.

A escada em espiral foi construída pelo Conde Louis, permitindo o acesso a partir do pátio a todos os andares do castelo com galerias em madeira. É o segundo castelo mais visitado na Suíça depois do Castelo de Chillon.

queijo5

gruyere3

Foto: Ninna Crot

O Castelo de Gruyères é aberto ao público desde 1938, oferece animação multimídia e exposições temporárias, além de visita aos quartos e ao magnífico jardim francês, que estão abertos aos visitantes pelas janelas do 1° andar em direção do Levante, localizado na passarela, ladeada por duas torres em cada extremidade.

Já o edifício circular no centro foi feito em 1752, no antigo local de valas ao pôr-do-sol, com alicerces de um templo romano.

Serviço

O Castelo de Gruyères está aberto à visita pública todos os dias, de abril a outubro, das 9 horas às 18 horas. De novembro a março, das 10 horas às 16h30.

Os valores variam entre 10 e 150 francos – de 32 a 490 reais.

Visitantes com guias precisam fazer reserva antecipada por telefone ou fax.

Da redação do SóNotíciaBoa