Artesão cego faz esculturas e restaura móveis: “alegria”

Um artesão cego faz esculturas “enxergando com as mãos”, como diz.
Zulmar Antônio Silva, de 61 anos, nasceu em Patos de Minas, MG e foi para Brasília ainda menino.
Entre obras, gravatas e a secura do cerrado, Zulmar engraxou sapatos, vendeu picolés, vendia jornal e garrafas, foi servente e pedreiro, fez de tudo que um menino tinha que fazer para ajudar os pais.
Ele começou a fazer esculturas com 12 anos. Depois o artesão começou a fabricar móveis com madeiras recicladas.
Zulmar pegava carroceria de caminhão e fazia delas mesas e armários. Na época, Zulmar chegou a comprar um caminhão, onde fabricava os móveis.
Mas a retinose pigmentar fez com que perdesse a visão após os 50 anos.
As esculturas
Hoje mesmo sem enxergar, Zulmar faz mesas, armários, bancos, restaura móveis e faz esculturas. Ele trabalha no Jardim Botânico, em Brasília.
O artesão conta que “enxerga através da brisa da serra, que passa perto das suas mãos”, mas garante que nunca se machucou.
As mãos também são os olhos dele na hora do acabamento.
“Eu passo a mão, vejo onde tem imperfeição. Procuro restaurar ali. Quando as pessoas veem o trabalho pronto, a maioria não acredita que fui eu que fiz, por conta da minha deficiência.”
Por falta de apoio e pela dificuldade visual, Zulmar não faz anúncio de seu trabalho. Ele se considera um artesão escondido por não ter acesso à internet.
Mas isso não o abala. O artesão se diz feliz:
“O artesanato é alegria”, garante.
Assista parte da entrevista dele ao Uniceub:
Com informações do Uniceub

Irmãs mais velhas do mundo são brasileiras, somam 316 anos e recebem título
Passageira adota cachorrinha que se equilibrava em tronco de madeira no rio Amazonas; vídeo
Brasil pega o Japão no mata-mata da Copa: veja quem são os melhores jogadores
Babá brasileira veste bebês dos EUA com camisa da Seleção Brasileira e vídeo bate 12 milhões
Mulher resgata pica-pau preso em casa e a reação de gratidão dele emociona; vídeo
Vídeo de freiras comemorando gol do Brasil na Copa do Mundo viraliza nas redes; assista
Agricultor idoso doa alimentos todo dia para deixar “pessoas mais felizes”em SC
Calouros 60+ comemoram com farinha aprovação no vestibular da UnB; vídeo
Veja o alerta sísmico no celular que salvou milhares de vidas no terremoto na Venezuela