Cidade está plantando uma árvore por habitante

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Cidade está plantando uma árvore por habitante
|

Para cada habitante, uma árvore!  A ideia está perto de virar realidade em Campina Grande, na Paraíba.

O município tem 400 mil habitantes e cerca de 100 mil árvores dentro da cidade, o que totaliza aproximadamente uma árvore para cada quatro pessoas.

A meta, em 5 anos, é que cada morador seja representado por uma árvore. 18 mil foram plantadas desde 2013. Em 2016 foram mais 8 mil, até outubro.

Para aumentar o verde na cidade existem 3 projetos:

O “Adote uma Árvore“ – da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB –  faz mutirões de plantio, distribuição de mudas de espécies nativas, capacitação de educadores e de moradores e estudantes.

E mais o “Minha Árvore” e “Habite-se Ecológico“, que distribuem mudas de graça, ajudam a fazer o controle da quantidade de árvores plantadas e a situação de cada uma delas. Todas as iniciativas são geridas por secretarias municipais.

Foto: Prefeitura de Campina Grande

Foto: Prefeitura de Campina Grande

Quanto isso custa?

“A prefeitura gasta com manutenção, caminhões, com pessoal e mão-de-obra para plantio”, contou uma das coordenadoras do projeto ao SóNotíciaBoa.

Campina Grande produz suas próprias mudas, num viveiro municipal.

Para cumprir a meta são feitas diversas ações para distribuir e plantar novas mudas e orientar a população sobre a importância que as árvores têm na melhoria da qualidade de vida de todos.

O tema também é discutido nas escolas para mostrar às crianças a importância de plantar e cuidar corretamente de cada árvore nova. Isso aumenta a consciência dos pequenos sobre a preservação.

Tem ainda a compensação ambiental de corte radical ou ilegal de árvores. Morador que fizer isso pode pagar multa em dinheiro ou em doação de mudas para o projeto.

Para controlar o cumprimento de normas de respeito ambiental, em construções novas a prefeitura faz um censo oficial sobre a situação da arborização.

Com informações do SNB e Hypeness