Mata Atlântica consegue regenerar área do tamanho de São Paulo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Mata Atlântica consegue regenerar área do tamanho de São Paulo
Serra do Mar/PR - Foto: WikimediaComons/Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti||

A Mata Atlântica está conseguindo se regenerar!

Um levantamento inédito da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra que a regeneração aconteceu em 9 dos 17 estados brasileiros do bioma.

Foram 219.735 hectares (ha), ou o equivalente a 2.197 km², entre 1985 e 2015. A área corresponde a aproximadamente o tamanho da cidade de São Paulo. (veja mapa abaixo)

O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica monitora a distribuição espacial da Mata Atlântica.

Ranking

O Paraná foi o estado que apresentou mais áreas regeneradas no período avaliado, num total de 75.612 ha. (veja ranking abaixo)

Em segundo lugar vem Minas Gerais (59.850 ha), seguido de Santa Catarina (24.964 ha), São Paulo (23.021 ha) e Mato Grosso do Sul (19.117 ha).

O estudo analisa principalmente a regeneração sobre formações florestais que se apresentam em estágio inicial de vegetação nativa, ou áreas utilizadas anteriormente para pastagem e que hoje estão em estágio avançado de regeneração.

Motivo

O processo se deve a causas naturais e a induzidas por meio do plantio de mudas de árvores nativas.

Nos últimos 30 anos o desmatamento diminuiu em 83% do bioma.

De acordo com Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, sete dos 17 estados da Mata Atlântica já apresentam nível de desmatamento zero:

“Agora, o desafio é recuperar e restaurar as florestas nativas que perdemos. Embora o levantamento atual não assinale as causas da regeneração, ou seja, se ocorreu de forma natural ou decorre de iniciativas de restauração florestal, é um bom indicativo de que estamos no caminho certo”, disse.

Ao longo da história, a ONG foi responsável pelo plantio de 36 milhões de mudas de árvores nativas espalhadas pelo país, especialmente nas áreas de preservação permanente, no entorno de nascentes e margem de rios produtores de água.

A ONG também conseguiu restaurar uma área em Itu, uma antiga fazenda de café, que hoje é destinada para atividades relacionadas a questões de conservação dos recursos naturais e restauração florestal.

“Durante o monitoramento, constatou-se a existência de outras áreas ocupadas por comunidades de porte florestal em diversos estágios intermediários de regeneração, áreas essas que devem ser mapeadas e divulgadas em futuros estudos”, disse Flávio Jorge Ponzoni, pesquisador e coordenador técnico do estudo pelo INPE.

Fonte: SOS Mata Atlântica

Fonte: SOS Mata Atlântica

Ajuda

Este estudo foi realizado com o patrocínio da Bradesco Cartões e execução técnica da empresa de geotecnologia Arcplan.

A análise se baseia em imagens geradas pelo sensor OLI a bordo do satélite Landsat 8.

O Atlas utiliza a tecnologia de sensoriamento remoto e de geoprocessamento para monitorar remanescentes florestais acima de 3 ha.

Verde escuro mostra a regeneração - Fonte: SOS Mata Atlântica

Fonte: SOS Mata Atlântica

A Mata Atlântica 

A Mata Atlântica está distribuída ao longo da costa atlântica do país.

Ela atinge áreas da Argentina e do Paraguai nas regiões Sudeste e Sul.

De acordo com o Mapa da Área de Aplicação da Lei nº 11.428, a Mata Atlântica abrangia originalmente 1.309.736 km2 no território brasileiro.

Seus limites originais contemplavam áreas em 17 estados: PI, CE, RN, PE, PB, SE, AL, BA, ES, MG, GO, RJ, MS, SP, PR, SC e RS.

Nessa extensa área vivem atualmente mais de 72% da população brasileira.

Com informações da SOSMataAtlântica