Planta que cura feridas salvou soldados na guerra

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Planta que cura feridas salvou soldados na guerra
Esfagno - Foto Christian Fischer/BBC

Já ouviu falar do esfagno? É um tipo de musgo chamado cientificamente como sphagnum.

Essa planta foi descoberta em 1916, quando crescia o número de soldados feridos na 1ª Guerra Mundial e faltava algodão nas trincheiras dos Países Aliados para tratar os pacientes.

Foi nessa época que um cirurgião e um botânico escoceses souberam das propriedades do esfagno, que acabou sendo usado em larga escala pelo Reino Unido para tratar os feridos em combate.

Mas há informações de que o cirurgião Charles Walker Cathcart e o botânico Isaac Bayley Balfour não fizeram nada além de redescobrir algo que povos antigos já usavam para curar feridas de soldados há 1.000 anos.

Os especialistas do Exército perceberam que a planta era duas vezes mais absorvente que o algodão e, em dois anos, o Reino Unido, que produzia 200 mil bandagens de esfagno por mês em 1916, passou a produzir um milhão em 1918.

Em seguida, as bandagens foram enviadas para mais de 50 hospitais de campanha em diferentes pontos da frente de batalha, como Alexandria, no Egito, de acordo com relatos da época.

Propriedades

Algumas espécies de esfagno seco podem absorver e reter até 20 vezes o equivalente a seu peso em água… ou em sangue.

A capacidade do esfagno em absorver água como uma esponja se deve a sua estrutura celular – 90% do volume de suas folhas são formados por células mortas, cuja função é exatamente armazenar água.

Mas, além da impressionante capacidade de absorção, o esfagno tinha outra enorme vantagem sobre o algodão, que também era mais caro: propriedades antissépticas.

As células do esfagno têm a capacidade de diminuir o pH do ambiente a seu redor, tornando-o ácido o suficiente para inibir a proliferação de colônias de bactérias.

Essa propriedade tinha um valor inestimável em tempos de guerra, quando médicos e enfermeiros do Exército travavam uma batalha particular contra a infecção de feridas, que muitas vezes levava à amputação de membros ou à morte de soldados por sepse.

Assim, as ataduras e compressas de musgo permitiam, de forma natural, a criação de um ambiente esterilizado em torno da lesão, que era curada com mais facilidade.

Onde encontrar

O musgo de esfagno é uma planta não-vascular (que não apresenta mecanismos de condução de fluidos) que se desenvolve especialmente em climas úmidos e frios.

Ela é encontrada no entorno de riachos e pequenos lagos e em regiões pantanosas.

Atualmente, a planta é usada na horticultura e como biocombustível.

Com informações da BBC