Caminhar 25 minutos por dia ajuda a evitar demência

977
Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Bastam apenas 25 minutos diários de caminhada pra evitar os efeitos da demência, revela um novo estudo.

Pesquisadores no Canadá monitoraram um grupo de 38 adultos com disfunção cognitiva vascular, a segunda causa mais comum de demência, após a doença de Alzheimer.

Eles descobriram que aqueles que fizeram alguns passeios rápidos por semana – totalizando três horas no total – experimentaram uma melhora na função cerebral.

De acordo com a equipe canadense relata no British Journal of Sports Medicine, depois de seis meses, eles melhoraram o reflexo e outros sinais de função cerebral.

A equipe também concluiu que caminhadas rápidas regulares poderiam reduzir um risco de desenvolver comprometimento cognitivo vascular.

O cérebro é um órgão altamente metabólico e para mantê-lo saudável, requer bom fluxo de sangue para entregar os nutrientes necessários e oxigênio para seus tecidos.

O exercício aeróbico também pode beneficiar o cérebro aumentando os fatores de crescimento, que são substâncias feitas pelo organismo que promovem o crescimento celular.

“Está bem estabelecido que o exercício aeróbico regular melhora a saúde cardiovascular e a saúde cerebrovascular”, disse a autora do estudo, Teresa Liu-Ambrose.

Com informações do Daily Mail