Confirmado: pessoas criativas enxergam o mundo diferente

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Confirmado: pessoas criativas enxergam o mundo diferente
Foto: Pixabay|Foto: Teste Binocular

Pessoas criativas não são apenas diferentes, elas realmente enxergam coisas que gente mediana não vê.

Como disse Pablo Picasso : “Outros já viram o que é e perguntaram por que. Eu vi o que poderia ser e perguntei por que não?”

Uma pesquisa publicada no Journal of Research in Personality constatou que estas pessoas não trazem apenas uma perspectiva diferente para as coisas. Elas realmente enxergam além.

O estudo

A pesquisa ajuda pessoas com personalidades não-criativas e pode ampliar suas visões limitadas.

Há evidências crescentes de que a personalidade é maleável e a abertura – o aspecto de nossa personalidade que parece impulsionar nossa criatividade – também aumenta para os estudantes que escolhem estudar no exterior , confirmando a idéia de que a viagem amplia a mente.

Os aumentos na abertura foram observados em intervenções de treinamento cognitivo e estudos dos efeitos da psilocibina (o composto psicodélico em cogumelos mágicos).

Enxergando diferente

O objetivo da pesquisa era testar se a abertura, um aspecto da nossa personalidade que impulsiona a criatividade, está ligada a um fenômeno na percepção visual chamado rivalidade binocular .

Isso ocorre quando duas imagens diferentes são apresentadas a cada olho simultaneamente, como uma mancha vermelha para o olho direito e uma mancha verde para o olho esquerdo.

Para o observador, as imagens parecem girar intermitentemente de uma para a outra.

Em um momento apenas o remendo verde é percebido, e no momento seguinte somente o remendo vermelho – cada estímulo que parece rivalizar o outro (veja a ilustração abaixo).

Foto: Teste Binocular

Foto: Teste Binocular

Os participantes em estudos de rivalidade binocular ocasionalmente vêem uma combinação fundida ou misturada de ambas as imagens.

Através de três experimentos, as pessoas abertas viram as imagens fundidas ou mexidas por períodos mais longos do que a pessoa média.

Além disso, eles relataram ter visto isso por mais tempo, ainda mais quando experimentando num estado de humor positivo, semelhante àqueles que são conhecidos para impulsionar a criatividade.

As descobertas sugerem que as tendências criativas de pessoas abertas se estendem até a percepção visual básica.

Ou seja, pessoas abertas podem ter experiências visuais fundamentalmente diferentes para a pessoa média.

Faça o teste

Em uma famosa ilustração sobre a falha perceptual, os participantes foram convidados a assistir a um breve vídeo de pessoas jogando uma bola de basquete entre si, e acompanhar o número total de passes entre os jogadores vestindo branco.

Veja o videoclipe antes de continuar a leitura.

Youtube tumbnail video

Respostas

Pessoas abertas são mais propensas a ver um gorila no vídeo.

Aproximadamente metade dos 192 participantes no estudo original não viram a pessoa com traje de gorila.

Pessoas abertas são mais propensos a ver o gorila no videoclipe.

Com informações do Independent