Ex-dependente, morador de albergue, passa em 3º em concurso

Um ex-usuário de drogas, que perdeu a própria casa e foi morar em um albergue, em Santa Cruz do Sul, RS, passou em 3º lugar em um concurso público.
Joel Marques é a prova viva de que é preciso ter foco e nunca perder a esperança.
Ele começou o ano sem emprego e deu a volta por cima ao passar no concurso do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para atuar como recenseador no Censo Agropecuário 2017.
“Eu estou muito feliz com isso, porque a tendência era eu ficar desesperado, desanimar, né? Mas eu quero dar a volta por cima e esse é o primeiro passo”, afirma.
A vitória de Joel Marques está registrada com destaque em uma faixa no pátio do albergue. Após a conquista, ele virou motivo de orgulho para os funcionários e de exemplo para os amigos. (foto abaixo)
“Muitas pessoas que tem casa, estudo, não conseguiram. E ele aqui, no albergue, numa situação bem precária, conseguiu”, diz Noé Mateus Gonçalves dos Santos, que também é morador do albergue.
Joel foi acolhido no albergue pelo coordenador da entidade, Claudiomiro de Oliveira.
“Naquele momento ele disse pra mim: ‘Seu Claudio, eu não quero trabalhar agora, eu quero focar nos estudos’. Aí eu perguntei pra ele: ‘Mas estudo do que, Joel’? E ele me disse: ‘Eu tenho uma prova pra fazer e daqui uns dias eu vou fazer e passar’. E naquele momento eu acreditei nele”, conta.
O local, que recebe moradores apenas à noite, para dormir, passou a abrigar o estudante durante o dia também. Joel, que tem o ensino médio completo, passava as tardes estudando em um canto, na área da administração.
“Fiquei sabendo que tinha tudo na internet, e que eu podia estudar pelo computador”, diz.
Entre os 66 concorrentes, Joel ficou em terceiro lugar no concurso. A vaga é temporária, mas os próximos planos do recenseador do IBGE já estão bem definidos.
Com informações do G1

Concurso da Marinha está aberto; salário R$ 9 mil
Bebê nasce durante transferência para hospital e equipe do Samu faz parto em ambulância
Pescador salva sucuri gigante ferida, presa em rede de pesca em rio de SP
Brasília ganha instituto para ajudar famílias de pessoas com Síndrome de Down
Tribunal ordena que Detran emita credencial de estacionamento para pai de criança com Síndrome de Down
Cachorro golden usa o próprio corpo para proteger menino que nasceu cego; vídeo
Filho faz pegadinha emocionante e dá carro dos sonhos ao pai; vídeo
Jogadores realizam sonho de menino que catava latinhas para comprar bicicleta; vídeo
Cachorrinho agredido, que quase morreu, reencontra sua salvadora; “rabinho balançando”
Anvisa autoriza Embrapa a pesquisar cultivo de Cannabis
Veja como funciona o anel inteligente que monitora a saúde; e o preço…
PIX: novo mecanismo que ajuda a recuperar dinheiro de golpes começa em dezembro