Ex-dependente, morador de albergue, passa em 3º em concurso

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Ex-dependente, morador de albergue, passa em 3º em concurso
Joel Marques - Foto: Reprodução/RBS TV|

Um ex-usuário de drogas, que perdeu a própria casa e foi morar em um albergue, em Santa Cruz do Sul, RS, passou em 3º lugar em um concurso público.

Joel Marques é a prova viva de que é preciso ter foco e nunca perder a esperança.

Ele começou o ano sem emprego e deu a volta por cima ao passar no concurso do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para atuar como recenseador no Censo Agropecuário 2017.

“Eu estou muito feliz com isso, porque a tendência era eu ficar desesperado, desanimar, né? Mas eu quero dar a volta por cima e esse é o primeiro passo”, afirma.

A vitória de Joel Marques está registrada com destaque em uma faixa no pátio do albergue. Após a conquista, ele virou motivo de orgulho para os funcionários e de exemplo para os amigos. (foto abaixo)

“Muitas pessoas que tem casa, estudo, não conseguiram. E ele aqui, no albergue, numa situação bem precária, conseguiu”, diz Noé Mateus Gonçalves dos Santos, que também é morador do albergue.

Joel foi acolhido no albergue pelo coordenador da entidade, Claudiomiro de Oliveira.

“Naquele momento ele disse pra mim: ‘Seu Claudio, eu não quero trabalhar agora, eu quero focar nos estudos’. Aí eu perguntei pra ele: ‘Mas estudo do que, Joel’? E ele me disse: ‘Eu tenho uma prova pra fazer e daqui uns dias eu vou fazer e passar’. E naquele momento eu acreditei nele”, conta.

O local, que recebe moradores apenas à noite, para dormir, passou a abrigar o estudante durante o dia também. Joel, que tem o ensino médio completo, passava as tardes estudando em um canto, na área da administração.

“Fiquei sabendo que tinha tudo na internet, e que eu podia estudar pelo computador”, diz.

Entre os 66 concorrentes, Joel ficou em terceiro lugar no concurso. A vaga é temporária, mas os próximos planos do recenseador do IBGE já estão bem definidos.

Foto: Reprodução/RBS TV

Foto: Reprodução/RBS TV

Com informações do G1