Empresa dá 6 dias de férias a mais a funcionários não-fumantes

Uma empresa de marketing do Japão decidiu dar seis dias a mais de férias para funcionários não fumantes.
O motivo é simples: empregados fumantes levam em média 15 minutos cada vez que dão uma pausa no trabalho para fumar um cigarro. Os não-fumantes consideraram injusto que eles tivessem direito ao mesmo período de férias.
A ideia partiu de um funcionário não fumante, disse o porta-voz da empresa, Hirotaka Matsushima, ao jornal “The Telegraph”
“Um dos nossos funcionários não-fumantes colocou uma mensagem na caixa de sugestões mais cedo neste ano dizendo que as pausas para cigarro estavam causando problemas”, disse.
“Nosso CEO viu o comentário e concordou, então nós estamos dando a não-fumantes um tempo extra para compensar”, acrescentou Matsushima.
Estímulo para largar o cigarro
“Espero encorajar funcionários a parar de fumar por meio de incentivos ao invés de penalidades, ou coerção”, disse o CEO Takao Asuka à “Kyodo News”.
De acordo com ele, após a implementação do novo esquema, em setembro deste ano, quatro pessoas já largaram o cigarro.
Pelo menos 30 dos 120 funcionários já tiraram os dias adicionais sob o novo sistema, incluindo o próprio porta-voz da empresa.
Matsushima contou que aproveitou esse tempo para levar a família a um resort por alguns dias.
Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 21,7% dos japoneses fumam.
Com informações de OGlobo e The Telegraph

Príncipe William mandou R$ 7 milhões para reflorestar a floresta Amazônica
Brasileiro de 15 anos é ouro na Olimpíada de Astronomia nos EUA
Amizade genuína de jovem com idoso de 91 anos começou por ato de bondade
Professora ganha prêmio de US$ 1 milhão por transformar favelas em 800 salas de aula
Pai descobre filha que não conhecia e a adota oficialmente 40 anos depois
Lua de Sangue: eclipse lunar total terá mais de 1 hora de duração; veja como assistir
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões