Canela ajuda na perda de peso: queima células de gordura, revela estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Canela ajuda na perda de peso: queima células de gordura, revela estudo
Foto: Reprodução GNN

A canela pode ser o segredo para perder peso, de acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan que estudaram como a especiaria interage com células de gordura.

O composto orgânico, que dá à canela seu sabor chamado cinamaldeído, faz com que as células de gordura queimem calorias para criar calor, um processo conhecido como termogênese.

Capaz de transformar a gordura em energia, a substância pode ser importante na luta contra a obesidade.

O estudo publicado na revista Metabolism observou que o cinamaldeído já demonstrou ter um efeito anti-obesidade em camundongos, inclusive na prevenção de hiperglicemia, que é um nível alto de açúcar no sangue.

A pesquisa

Esta pesquisa analisou com exatidão o mecanismo por trás dessa qualidade protetora na canela.

A equipe tratou células de ratos e de gordura humana com cinamaldeído e descobriu que o composto fez as células de ambas as espécies mostrarem genes e enzimas ligados à atividade metabólica.

Esse efeito não se limitou a um tipo de corpo ou outro.

De acordo com o estudo, o tecido humano foi retirado “de múltiplos doadores de etnias e idades diferentes e com uma variedade de índices de massa corporal (IMC)”.

A Universidade de Michigan explicou que os antepassados humanos não tinham mais alimentos ricos em gordura disponíveis, então eles guardavam gordura armazenada para quando estava frio, ou não havia nada para comer.

Em muitos casos, hoje, no entanto, esse armazenamento de gordura tornou-se excessivo.

O que muda

A nova pesquisa fornece “uma explicação para os efeitos anti-obesidade do cinamaldeído e os benefícios metabólicos em seres humanos”, diz o estudo.

“Dado o amplo uso de canela na indústria de alimentos, a noção de que este aditivo alimentar popular, ao invés de uma droga, pode ativar a termogênese, pode levar a estratégias terapêuticas contra a obesidade que são muito mais adotadas pelos participantes”.

Pesquisas adicionais ainda são necessárias para entender melhor os efeitos do cinamaldeído no corpo, incluindo possíveis efeitos negativos da ingestão excessiva e descobrir como melhor usá-lo na luta contra a obesidade.

“A canela tem sido parte de nossas dietas há milhares de anos, e as pessoas geralmente gostam disso”, disse o pesquisador da Universidade, Wu Wu.

“Então, se pode ajudar a proteger contra a obesidade, também pode se tornar mais fácil para os pacientes aderirem”.

Com informações do GNN