Como se dar bem no trabalho: 7 conversas para evitar!

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Por Só Notícia Boa
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Foto: Pixabay

É possível se dar bem no trabalho e ter uma boa relação com os colegas, basta controlar a boca.

“Revelar as coisas erradas pode ter um efeito devastador sobre a sua carreira”, diz o psicólogo norte-americano Travis Bradberry em artigo no LinkedIn.

“Você precisa ter um limite e tomar cuidado para não atravessá-lo, porque, uma vez feito isso, não tem como voltar atrás”.

O segredo para se expor de forma segura e equilibrada é a inteligência emocional, para saber o que pode ser dito socialmente e o que é melhor guardar para si.

Bradberry ensina 7 informações que ninguém deveria revelar sobre si mesmo no trabalho:

1. Crenças políticas

Diante da polarização ideológica instalada no Brasil e no mundo, as opiniões políticas formam uma parte quase indissociável da identidade de cada um. “Discordar com as visões de alguém no trabalho pode rapidamente prejudicar a imagem positiva que aquela pessoa tinha de você”, escreve o psicólogo no LinkedIn. “Confrontar os valores de alguém é uma das coisas mais ofensivas que você pode fazer”, diz ele. Escute o que os seus colegas e chefes têm a dizer, da forma mais neutra e respeitosa possível.

2. Não cite os incompetentes

Sabe aquela pessoa menos comprometido, ou menos eficiente do grupo? Não emita opiniões sobre ela. Segundo Bradberry, revelar a sua opinião sobre a incompetência de um colega pode parecer uma tentativa insegura de valorizar o seu próprio desempenho. O hábito de falar mal dos outros no trabalho sempre se vira contra o agressor: se você não controla o seu próprio veneno, mais cedo ou mais tarde se tornará o alvo da vez.

3. Seu salário

Não alimente sentimentos de injustiça. Por mais que seja tentador revelar os números do seu holerite, é melhor se calar a respeito disso. Até boas notícias como aumentos salariais merecem discrição. Quando dois colegas de trabalho ficam sabendo um do salário do outro, eles nunca mais se verão da mesma forma. “Uma vez revelada essa informação, tudo que você fizer no trabalho será visto como algo inadequado para a sua faixa salarial”, escreve Bradberry.

4. Vida sexual

Segundo Bradberry, compartilhar com colegas o que você faz entre quatro paredes é sempre uma má ideia. “Comentários do tipo podem provocar algumas risadas e muita gente vai se sentir desconfortável ou até ofendida”, escreve o psicólogo. “Cruzar essa linha vai ferir instantaneamente a sua reputação”. O mesmo vale para o que você imagina sobre a vida sexual alheia. De acordo com o especialista, quem faz perguntas ou comentários sobre a intimidade dos outros no trabalho pode ser visto como alguém invasivo, pouco confiável ou até assustador.

5. Loucuras da juventude

Nada de falar sobre aquela bebedeira dos 19 anos. Nem sobre aquele hábito de roubar pequenos objetos quando era pequeno. O seu passado diz muito sobre você, diz Bradberry, mesmo que tenha amadurecido. Basta ver os políticos: muitos já foram e continuam sendo eleitos apesar de histórias pouco abonadoras sobre o seu passado — mas só depois de um árduo trabalho de convencimento feito pela sua equipe de relações públicas. Como você não conta com essa “infraestrutura” para limpar o seu nome, é melhor guardar as suas anedotas para si mesmo.

6. Detesta seu emprego? Cale-se!

Pessoas negativas ou queixosas são muito mal vistas em qualquer ambiente de trabalho. Por mais que você esteja sofrendo no seu emprego atual, é melhor pensar duas vezes antes de abrir o seu coração para os demais. De acordo com Bradberry, os chefes são rápidos em perceber quem são as pessoas que estão deprimindo o ânimo da equipe com as suas reclamações. É melhor conter as suas queixas e discretamente buscar emprego em outro lugar, para não ser substituído por alguém mais “bem-humorado”.

7. Planos de mudar de emprego

“Ao revelar que pretende ir embora, você de repente se transforma numa perda de tempo para todo mundo”, escreve o psicólogo. “Também existe a possibilidade de que a sua busca por um novo emprego não dê certo, então é melhor esperar algo mais concreto antes de espalhar a informação para todo mundo”. Bradberry conta que, quando era criança, cometeu o equívoco de contar ao seu treinador de beisebol que ia abandonar o time dentro de duas semanas. Durante todo aquele período, ele foi rotulado como “o menino que não quer estar aqui” e amargou o banco de reservas. O mesmo vale para a vida profissional, conclui ele.

Com informações da Super