Alimentos simples incluídos na dieta ajudam a queimar gordura

Em vez de remédios para emagrecer, que têm efeitos colaterais, é possível incluir alguns alimentos na dieta para ajudar na queima da gordura naturalmente.
Parte deles ajuda na sensação de saciedade, outros aumentam o gasto energético do organismo. Duas nutricionistas de São Paulo ensinam como usar esses alimentos no seu dia a dia.
Termogênicos
Canela (duas colheres de chá por dia): adicionar a frutas, receitas, alguns legumes, como abóbora, ou consumir na forma de chás. “A canela também ajuda a diminuir a vontade de comer doce e alguns estudos afirmam que melhora a resposta do nosso organismo à insulina”, ensina a nutricionista Alyne Mayumi, da Clínica Più Salute.
Gengibre (20 gramas por dia): adicionar em sucos, chás, saladas e em receitas diversas. “É composto por poderosos antioxidantes e é bem versátil, podendo ser usado como tempero em preparações quentes ou frias, em sucos, chás e até em forma de conserva (só não vale exagerar no sal!)”.
Pimenta (duas colheres de chá por dia): temperar refeições, legumes e proteínas.
Óleo de Coco (de uma a duas colheres de sopa por dia): usar no preparo de refeições, de receitas, ou puro.
Alho: utilizar nas receitas ao preparar refeições.
Café: tomar três xícaras por dia.
Chá verde: tomar até 600 ml por dia.
Chá de hibisco: tomar até 400 ml por dia.
Vinagre de maçã (duas colheres de sopa por dia): usar para temperar saladas, refeições ou puro.
Água gelada: tomar 1,5 litro ao longo do dia. “Ela tende a refrigerar nosso trato digestório, o que faz com que o corpo mande muito mais sangue para manter a temperatura média de 37 graus. Esse processo faz perdermos calorias”, explica alerta Thalita Longo, nutricionista da Clínica Seven, de São Paulo.
Atenção: algumas pessoas não podem abusar dos termogênicos. O ideal é consultar um profissional. “Esses alimentos devem ser evitados por cardiopatas, hipertensos, gestantes, lactantes e crianças, pois, em excesso, podem causar insônia, dor de cabeça e desconfortos gastrointestinais”.
Ela lembra que alguns alimentos são mais difíceis de serem digeridos, e, dessa forma solicitam mais energia ao organismo. “Eles obrigam o metabolismo a trabalhar mais no processo digestivo, aumentando a queima de gordura e de calorias. E também podem aumentar a temperatura corporal, sendo responsáveis por um gasto energético de até 10%”.
Fibras
O consumo regular de fibras é indicado para auxiliar no emagrecimento e também para um quadro geral saudável.
“Além prolongarem a sensação de saciedade, as fibras melhoram a saúde cardiovascular, ajudam no controle da glicemia, evitando picos de açúcar no sangue, e auxiliam na regulação do trânsito intestinal”, prescreve a nutricionista Monica Beyrute, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). ⠀
Chia: é rica em fibras solúveis e insolúveis e em ômega 3, um ácido graxo com ação anti-inflamatória que atua na saúde cardiovascular e também ajuda no bom funcionamento do intestino.
Linhaça (marrom e dourada): possui ômega 3 e 6 e atua como um agente antioxidante e renovador celular. “O ideal é triturar as sementes. Assim é possível aproveitar todos os nutrientes”, explica Mônica.
Atenção
“Quando falamos em emagrecimento, devemos consumir alimentos minimamente processados, frutas, verduras, legumes, raízes, cereais, grãos, oleaginosas, sementes, carnes e ovos, laticínios, gorduras saudáveis ervas e especiarias”, recomenda Thalita Longo.
“Os nutrientes encontrados nesses alimentos trabalham em conjunto para o bom funcionamento do organismo”, explica.
“É importantíssimo ressaltar que o simples consumo desses itens que ajudam a emagrecer, sem adequação da alimentação, não vai fazer com que a pessoa tenha resultados satisfatórios”, reforça Alyne Mayumi.
Com informações da Veja

Injeção antienvelhecimento regenera cartilagem do joelho e previne artrite; terapia inovadora
Tratar hérnia de disco sem cirurgia; técnica de médico brasileiro usa injeção na coluna
Nova injeção faz células imunes combaterem tumores com câncer
Folha de quebra-pedra será o 1º remédio fitoterápico do SUS
Anvisa aprova novo medicamento para prevenção do HIV: é semestral
Autismo pode ser evolução biológica do cérebro humano, diz estudo
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas