Uma xícara de chá por dia melhora o humor, revela estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Uma xícara de chá por dia melhora o humor, revela estudo
Foto: Reprodução Daily Mail

Beber uma xícara de chá pode tornar as pessoas mais criativas e melhorar o humor, revela um novo estudo.

Os cientistas da Universidade de Pequim, na China, descobriram que uma xícara de chá preto provoca uma explosão instantânea de força intelectual, deixando as pessoas bem humoradas.

Cerca de 50 alunos foram monitorados para o experimento, que foi publicado na revista Food Quality and Preference.

Metade recebeu uma xícara de chá preto para beber, enquanto o resto recebeu meio copo de água antes de fazer dois testes diferentes.

No primeiro teste cognitivo era solicitado que eles fizessem um design “atraente e criativo” de blocos de construção, conforme descrevem os cientistas da Universidade de Pequim.

A pesquisadora responsável, Yan Huang, disse que os participantes foram convidados a apresentar um nome “legal” para um novo restaurante no segundo teste.

Resultados

Seus resultados foram julgados por outros alunos que não participaram das atividades e anotados em escala pelos pesquisadores.

No teste de construção de blocos, os que beberam chá marcaram 6,54 pontos contra 6.03 pontos para quem bebeu água.

No teste do nome, os consumidores do chá obtiveram 4.11 contra 3.78.

Os resultados mostram que o chá ajudou o pensamento divergente – chegando com uma série de novas ideias em torno de um tema central.

É o que a maioria das pessoas define como criatividade.

O relatório diz:

“Este trabalho contribui para a compreensão da função do chá na criatividade e oferece uma nova maneira de investigar a relação entre consumo de alimentos e bebidas e a melhoria da cognição humana.

“Dois ingredientes biológicos, cafeína e teanina, têm efeitos benéficas na atenção, que é uma parte indispensável da função cognitiva.”

“Mas a quantidade de ingredientes de chá que nossos participantes absorveram foi relativamente pequena. Além disso, a teanina facilita o processamento de atenção prolongada a longo prazo em vez de processamento de atenuação momentânea a curto prazo “.

Humor

Em vez disso, o chá é um “potencializador do humor” e pode ter sido por isso que funcionou tão bem no curto prazo, acrescentou.

Outros estudos concluíram que beber chá todos os dias pode reduzir o risco de comprometimento cognitivo em idosos em 50%.

E para aqueles que são geneticamente predispostos a Alzheimer, uma xícara de chá diariamente pode reduzir o risco em até 86 por cento.

Beber chá poderia ajudar a prevenir a diabetes tipo 2, segundo pesquisas divulgadas em março do ano passado.

Consumir a bebida popular ajuda a suavizar os picos nos níveis de açúcar no sangue que são desencadeados por lanches em doces.

Com informações do Daily Mail