Se o governo não faz, eles fazem: ar condicionado na escola pública

Alunos e a direção de uma escola pública se uniram, fizeram rifa, pouparam e conseguiram realizar o sonho de ter ar-condicionado nas salas de aula.
Foram dois anos de luta na Escola Estadual Presidente Kennedy – conhecida como Polivalente. O colégio de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, agora tem 20 aparelhos instalados.
“Como o Estado não possui verba para climatizar as escolas, resolvemos fazer por nós mesmos a ação”, disse a diretora Daniela Machado.
Como
Ela conta que todos os cerca de mil alunos, ainda em 2016, se comprometeram em vender um bloco de rifa, que tinha como intenção a compra dos equipamentos.
Mas eles só conseguiram 20% do valor necessário para comprar e instalar os equipamentos.
Os outros 80% foram conquistados com economia feita pela escola.
“Nós poupávamos tudo o que podíamos e guardávamos parte da verba repassada pelo Estado para este fim. Só conseguimos o total da verba no final do ano passado.”
Os equipamentos foram instalados em dezembro e os alunos começaram o ano letivo de 2018 com todas as salas de aula e o refeitório “fresquinhos”.
“A climatização era algo muito importante para os alunos, principalmente para aqueles que estudam nas nossas salas de madeira, onde o calor é muito forte. Para poder aprender, precisamos ter condições boas no ambiente, como a climatização”, comenta a diretora.
Reforma na rede elétrica
A diretora conta uma verba do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e da Secretaria Estadual de Educação ajudou na construção da subestação de energia elétrica na escola.
Toda a fiação da escola foi trocada e o ginásio ganhou iluminação.
“Foi com essa melhoria na rede elétrica que pudemos instalar os aparelhos de ar-condicionado. Caso contrário, de nada serviria nossa mobilização.”
Os próximos passos agora serão a reforma do telhado e o cercamento da área.
“Temos diversos problemas de goteiras e a cerca feita desde a fundação da escola, há 60 anos, está deficiente.”
Para estas obras, a instituição de ensino depende do Governo do Estado. “Não temos pernas para abraçar uma obra desta magnitude”, conclui a diretora.
Com informações do DiárioDeCachoeirinha

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Pitbull enfrenta onça dentro de casa e salva família com 3 crianças em SP
Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo