Médicos identificam enzima capaz de prevenir a surdez

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Médicos identificam enzima capaz de prevenir a surdez
Foto: Pixabay

Um grupo de médicos do Hospital Infantil St. Jude, no Tenesse, Estados Unidos, conseguiu encontrar uma substância capaz de prevenir a surdez.

A inibição desta enzima em roedores preveniu a morte de células do ouvido interno e evitou a perda auditiva.

Os pesquisadores examinaram a capacidade de mais de 4 mil medicamentos em proteger as células da cóclea (parte auditiva do ouvido interno) no contato com a cisplatina.

A cisplatina é um agente de quimioterapia utilizado para tratar diversos tipos de câncer, mas tem como efeito colateral a perda auditiva irreversível em até 70% dos pacientes.

Os cientistas buscaram então substâncias que poderiam proteger as células do ouvido da cisplatina, muitas das quais já estavam sendo utilizadas para tratar de outras condições.

Injeção para perda de audição

Ratos e camundongos foram utilizados como cobaias para o estudo.

Durante os testes, os compostos que mais mostraram eficácia foram os inibidores de uma enzima chamada CDK2, sendo a substância kenpaulona a mais eficiente.

Ou seja, uma injeção de kenpaulona no ouvido médio protegeu as cobaias da perda de audição induzida por cisplatina.

Além disso, o inibidor também protegeu a audição dos animais para ruídos acima de 100 decibéis.

“Considerando que um ruído de 100 decibéis está na faixa do que comumente experimentamos em nossa sociedade, a kenpaulona pode ter uma aplicação científica no tratamento da perda auditiva por ruído”, informaram os pesquisadores no estudo publicado no periódico Science Daily.

No caso da perda auditiva induzida pelo agente cisplatina, a kenpaulona aparece como proteção para as células ciliadas do ouvido interno, impedindo que a enzima CDK2 estimule a produção de substâncias tóxicas nas mitocôndrias celulares.

Com informações da Revista Galileu