35 milhões de tartarugas marinhas salvas: festa no projeto Tamar

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para 35 milhões de tartarugas marinhas salvas: festa no projeto Tamar
Foto: Projeto TAMAR / Facebook

O Projeto TAMAR acaba de conquistar a marca de 35 milhões de tartarugas salvas e devolvidas ao mar no Brasil.

A comemoração foi no último fim de semana em 26 praias da costa brasileira e ilhas oceânicas, no estados CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP e SC.

Todas tiveram a soltura simbólica da tartaruga número 35 milhões. O evento contou com a presença de pessoas importantes para a história da conservação marinha no Brasil, entre elas Lenine, Xangai, Maviael Mello, Michaela Harisson e outros artistas que sempre estão no TAMAR.

Guy Marcovaldi, coordenador nacional do TAMAR disse que colocar no mar a tartaruga 35 milhões “simboliza importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”.

História

O Projeto TAMAR começou a proteger as tartarugas marinhas em 1980.

Com o patrocínio da Petrobras desde 1982, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio.

O projeto trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

O TAMAR protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Assista como foi a comemoração em Ubatuba/SP

Com informações do TAMAR