Fernanda Montenegro elogia espaço dado a atores idosos na novela

Fernanda Montenegro, de 89 anos, comemora a chance de poder trabalhar com Laura Cardoso, 90 anos, Lima Duarte, 88 e Nathália Timberg, de 88 anos.
Na novela das 9 da Globo, Fernanda faz a rezadeira Mercedes, apaixonada por Josafá (Lima Duarte), que teve um caso na juventude com a dona de bordel Caetana (Laura Cardoso). Já Nathália Timberg fez participação especial como Beatriz, responsável pela herança que deixou a protagonista Clara milionária.
A oportunidade de unir esse time de artistas idosos brilhantes, consagrados, foi dada pelo autor Walcyr Carrasco, de “O Outro Lado do Paraíso”, que entra nos últimos capítulos.
“Essa novela tem quatro ou cinco atores com 90 anos e com espaço na trama. Eles não estão só ali para fazer uma cena de transição. O Walcyr e o Mauro (Mendonça Filho) deram esse espaço para nós, que estamos caminhando adiante dos 90”, disse Fernanda ao PurePeople.
Ela elogiou também o clima entre eles antes e depois das gravações.
“Nos entrosamos muito bem. É tão interessante isso e absolutamente novo na dramaturgia. Não tenho notícia na história de uma frente de quase 500 anos em uma novela. E ainda andamos, falamos e convencemos as pessoas que podemos fazer esses papeis”, contou.
Mercedes
Fernanda Montenegro dá vida na novela à rezadeira Mercedes e se mostra satisfeita por fugir dos esteóripos que aparecia nas obras do horário nobre da TV Globo.
Ela disse que foi a personagem mais diferente em sua trajetória como atriz.
“Adorei fazer uma velinha rezadeira. Achei um desafio. Sempre fiz as ricas da novela das nove, ou as bandidas, as senhoras honestas. E me veio essa personagem que não tem idade. Essa mística tão brasileira. Nela tem tantas religiões juntas”, diz.
A atriz se comparou à personagem que, na trama, tem poderes paranormais:
“Ela tem uma mística que acho que tenho. Santo Agostinho que diz: ‘Se você duvida, você já acredita’. Tenho uma formação muito católica, mas um catolicismo popular. Tinha um bisavô italiano que rezava e tirava mau-olhado. Sempre foi algo dentro do catolicismo”, lembra.
Mercedes e Josafá
O casamento de Mercedes com Josafá, vivido por Lima Duarte, foi um dos grandes momentos da novela.
Com saia e blusa de renda, véu e tênis, a mística trocou juras de amor com Josafá, o avô de Clara (Bianca Bin) em uma cerimônia emocionante.
A artista avalia a união do casal e, em tom de brincadeira, afirma estar aguardando a decisão de Walcyr Carrasco sobre a consumação do matrimônio.
“Houve ali um despreparo, mas não sei se até o final da novela terá um preparo para isso. Também estou esperando se o autor vai resolver se vamos ficar só de mãos dadas ou se vamos adiante”, fala, dando risadas.
Com informações do PurePeople e SNB

Filme “Minha Melhor Amiga” ultrapassa “Ainda Estou Aqui” e bate recorde de público
Em tempos de IA, estúdio de Coraline leva 7 anos para criar novo filme à mão, quadro a quadro; vídeo
“Bom diaaa!” Agricultor de 70 anos conversa com família de ratões-do-banhado e derrete corações; vídeo
Bebês internados ganham toucas divertidas feitas por profissionais de hospital em Fortaleza; fotos
É nesta madrugada! Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista em todo o Brasil
Cachorrinho tenta ajudar a empurrar maca de tutor ferido e emociona equipe de hospital; vídeo
Atriz de Pantanal adia cirurgia para votar e emociona live do Lula com 1,5 milhão de pessoas; vídeo
Vizinhos salvam menina de 3 anos pendurada no 12º andar de prédio na China; vídeo
Desconhecidos salvam corredora que teve parada cardíaca, ela reencontra os heróis e agradece
Repórter salva motorista em carro que afundava em enchente na Austrália; vídeo
Estudantes de escola pública criam aplicativo que ajuda crianças a se comunicar e ganham prêmio nacional
Maçã pode ajudar a controlar colesterol e está associada a menor risco de diabetes, mostram estudos