Microsoft investe R$ 92 milhões para pessoas com deficiência

576
Foto: Mike Blake/Reuters
Foto: Mike Blake/Reuters

A Microsoft anunciou que vai investir US $ 25 milhões – R$ 92,5 milhões – para o desenvolver tecnologia que facilite a vida das pessoas com deficiência.

A empresa de tecnologia informou sobre a iniciativa “AI for Accessibility” – Inteligência Artificial para Acessibilidade, em tradução livre – durante sua conferência anual de desenvolvedores em Seattle na semana passada.

“Ao inovar para pessoas com deficiências, estamos inovando para todos nós”, disse o presidente da Microsoft, Brad Smith.

“Ao garantir que a tecnologia cumpra sua promessa de atender às mais amplas necessidades da sociedade, podemos capacitar todos – não apenas os portadores de deficiências – para obter mais.”

Ao longo dos próximos cinco anos, as finanças serão investidas em produtos inclusivamente acessíveis projetados pela Microsoft e suas empresas parceiras.

O dinheiro também será distribuído na forma de subvenções para inovadores, universidades e designers que estão desenvolvendo componentes promissores que se alinham aos objetivos do projeto.

A iniciativa quer aproveitar especificamente a tecnologia da IA para ajudar os deficientes, da mesma forma como ela é utilizada em programas de conversão de texto em fala em tempo real e recursos de texto preditivo.

“AI pode ser um divisor de águas para pessoas com deficiência”, disse Smith.

“Ao tornar as soluções de inteligência artificial amplamente disponíveis, acreditamos que a tecnologia pode ter um amplo impacto sobre essa importante comunidade”.

Com informações do GNN