10 características do chefe apaixonante: liderança positiva

1996
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O bom chefe, além de trazer resultados para a empresa, é aquele que agrega, motiva, retém talentos, que faz o funcionário trabalhar com paixão e se tornar melhor, como profissional e como pessoa.

E esse lider nato tem características bem definidas para cativar. É o que mostra uma reportagem publicada na “Inc”.

Veja quais são as 7 características de líderes que apaixonam seus funcionários:

Escutar
Às vezes, dispor de seu tempo para ouvir o que seus comandados têm a dizer é mais importante do que falar as melhores palavras. Dê atenção às queixas, críticas, sugestões e elogios dos empregados.

2. Não ser “estrelinha”
Os empregados gostam de líderes que não se colocam em um pedestal, que são próximos a eles. Seja acessível.

3. Capacitar os outros
Não contrate pessoas apenas para que elas tragam lucros à empresa. Queira, verdadeiramente, que seus colaboradores cresçam pessoal e profissionalmente enquanto estiverem contigo. Dê dicas, ensine coisas e os aconselhe quando achar conveniente.

4. Valorizar os sucessos
Não pense que os empregados estão “apenas fazendo sua obrigação” ao ter um bom desempenho. A falta de valorização desmotiva as pessoas. Celebre o sucesso sempre que possível. Elogie.

5. Delegar
Além de tornar sua vida mais fácil, repassar tarefas aos outros é um sinal de que você confia nos componentes da sua equipe. E demonstrar confiança também motiva as pessoas, de acordo com a matéria.

6. Não criticar em público
Bons chefes não fazem julgamentos por impulso. Eles reagem na hora certa. Evite fazer críticas destrutivas publicamente e seja racional antes de tomar decisões difíceis.

7. Admitir seus erros
Líderes são humanos e podem errar como qualquer um. De acordo com o texto da “Inc”, não há problemas em assumir seus erros. Funcionários saberão quando seus líderes estão errados – eles não são burros.

8. Ser humilde
Seja humilde. Ensine. Assumir o deslize soa humilde e realista.

9. Ser aberto à criatividade
Encoraje a criatividade. Esforce-se para estar aberto a novas idéias.

10. “Ouvir” o coração
Seja corajoso o suficiente para liderar com seu coração.

Com informações da Inc e PEGN