Piloto feminina árabe dirige carro de F1, após fim da proibição

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Piloto feminina árabe dirige carro de F1, após fim da proibição
Foto: Divulgação||

A piloto de corrida Aseel Al-Hamad decidiu marcar o dia histórico – fim da proibição de mulheres árabes ao volante – dando uma volta comemorativa no circuito de Le Castellet, no GP da França, em um carro de corrida Renault de Fórmula 1 2012.

Hamad se tornou a primeira mulher membro da Federação de Motorsport da Arábia Saudita. Ela dirigiu pela primeira vez um E20 em 5 de junho num programa de treinamento.

A campanha faz parte de um desfile de pré-corrida pra que o país tenha de volta o primeiro torneio do Grande Prêmio da França em 10 anos.

“Adoro competir e automobilismo desde muito jovem e pilotar um carro de Fórmula 1 vai além dos meus sonhos e do que eu pensava ser possível”, disse ela em um comunicado.

“Espero que no dia em que as mulheres possam dirigir nas estradas do reino da Arábia Saudita mostrem o que você pode fazer se tiver paixão e espírito para sonhar.”

“O mais importante é ver a próxima geração, garotas jovens, tentando [esporte a motor]. Eu quero vê-las treinando e levando o esporte muito a sério como carreira. Esta vai ser realmente a minha maior conquista.”

Al-Hamad também deu uma volta de reconhecimento no seu país num Jaguar.

Fim da proibição

A proibição a que as mulheres possam dirigir na Arábia Saudita, vigente durante décadas, chegou ao fim neste domingo, 24, de acordo com um anúncio do governo.

Os conservadores se apoiaram em interpretações rígidas do islã para justificar a proibição de dirigir, alguns alegando inclusive que as mulheres não eram inteligentes o suficiente para se colocarem atrás do volante.

A decisão de suspender a proibição arcaica foi tomada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em setembro de 2017, tornando a Arábia Saudita o último país do mundo a permitir que as mulheres dirigissem.

A novidade faz parte de um amplo plano de modernização do país, e põe fim a uma proibição que se tornou símbolo do status de inferioridade dado às mulheres.

A partir de agora, milhares de mulheres poderão dirigir automóveis no reino, que também passa a permitir que elas dirijam motos.

Em toda a Arábia Saudita, mulheres celebraram a data em que foram legalmente autorizadas a dirigir nas estradas do reino.

Assista:

Youtube tumbnail video

Youtube tumbnail video

Com informações GNN