Vovôs recuperam alegria brincando com crianças em asilo: assista!

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vovôs recuperam alegria brincando com crianças em asilo: assista!
Foto: Reprodução YouTube|

Uma ideia incrível está ajudando idosos a recuperar a jovialidade, a alegria e a saúde.

A Nightingale House em Wandsworth, no sul de Londres, é o primeiro lar do Reino Unido que integra idosos e crianças. (vídeo abaixo)

Com um berçário e uma casa de cuidados no mesmo local, os pequenos se encontram com vovôs residentes diariamente – para o deleite de ambas as partes.

Eles participam de sessões conjuntas de exercícios.

A vovó Anna, com uma energia impressionante, tem um ponto fraco por Martha de três anos e sorri com prazer quando a vê entrar.

“Ela veio hoje e veio direto para mim e disse ‘Olá Anna’. Martha tem três anos e eu tenho 93 anos. Então você pode imaginar olhar para um homem de 93 anos e ainda dizer oi? Ela me dá um sorriso e diz: ‘olha o que eu estou vestindo’. É ótimo. Muito bom.”

Fay Garcia, de 90 anos, sorri enquanto brinca com um dos jovens, aplaudindo de alegria quando pega a bola.

Para ela, depois de se mudar para casa depois de uma carreira trabalhando para as Nações Unidas em Nova York, brincar com as crianças é uma experiência rejuvenescedora.

“É uma grande alegria quando eles se juntam a nós. É uma alegria ver que eles estão se divertindo também. É maravilhoso.Eu nunca tive filhos meus. Eu estive fora do país durante toda a minha vida profissional, eu nem tive a família da minha irmã, então é como renascer completamente – com 90 anos!”

Fay diz que interagir com as crianças faz maravilhas para ela e para os outros residentes, descrevendo sua ligação com os pequenos como uma amizade.

“Há tantas pessoas aqui que se sentam em cadeiras o dia todo e apenas comem e dormem. Mas eles parecem amá-lo, mesmo os rabugentos ”, diz ela.

“Eles parecem rejuvenescidos ao ver as crianças. Acho que temos muita sorte em tê-los.

“É um lindo despertar. Eles podem nos ensinar algo, e esperamos que possamos dar a eles um pouco de conhecimento também ”.

Maurice Elston, de oitenta e oito anos de idade, que se mudou para a casa pouco depois da morte de sua esposa, diz que as visitas de crianças deram ao lar um ambiente familiar.

“É uma ótima ideia. Caso contrário, as pessoas idosas tendem a ficar isoladas, e a ideia de que você pode realmente conversar com as crianças e ter uma relação vaga com elas … É como uma família. Isso nos dá algo para fazer. É muito divertido e eles também gostam disso.

No primeiro lar de cuidados intergeracionais do Reino Unido, idosos e crianças cantam e dançam juntos.

“As crianças entram e adoram. Eles dançam e eles pulam. E nós também amamos isso ”, conta Anna Platman, de 93 anos, que mora há quase um ano.

“Ser velho tem seus momentos. Mas por uma hora ou mais você esquece que está longe da sua própria família.

Melhora

Uma pesquisa mostrou que os adultos que experimentaram uma interação são menos propensos à depressão e têm melhor saúde física, além de serem mais felizes com sua vida atual e mais esperançosos para o futuro.

Michael Stokes, um fisioterapeuta que trabalha na Nightingale House e ministra as aulas de exercícios combinados , diz que misturar crianças e idosos é um conceito “muito natural”, e a saúde física dos residentes melhorou.

“Ter as crianças presentes em nossas aulas é um benefício real para os nossos residentes, porque eles estão participando em um nível muito mais engajado. Seu entusiasmo em participar do exercício é muito maior com as crianças nas aulas ”, diz ele.

“Eles realmente esperam que eles apareçam e mal podem esperar para vê-los em cada sessão. Isso lhes dá motivação para participar, e também lhes dá um pouco de distração em fazer exercícios que, de outra forma, poderiam ser um pouco chatos. Isso anima.”

“Houve melhora em seus níveis de força e atividade desde que as crianças começaram a participar de nossas aulas. O nível funcional vem melhorando e suas habilidades de poder se manter em pé e se equilibrar.

“Acho que é uma ideia muito natural incorporar que as crianças participem de aulas com nossos idosos na sociedade. Traz muita alegria para as pessoas verem a alegria das crianças se divertindo”.

 

lar_idosos2

Veja como eles se divertem:

Youtube tumbnail video

Com informações do Independent