Voluntários fazem cirurgias de lábio leporino no CE: Operação Sorriso

874
Fotos: Carla Formanek/Operação Sorriso|
Fotos: Carla Formanek/Operação Sorriso|

O projeto Operação Sorriso fechou uma parceria de R$ 521 mil e volta ao Ceará este mês, agora para fazer 40 cirurgias gratuitas de lábio leporino, ou fissura labiopalatina (FLP).

O processo começa na semana que vem. No dia 9 será feita a triagem na Unidade Básica de Saúde Pirajá (em Juazeiro do Norte). As cirurgias vão de 11 a 14 de outubro.

Para participar basta levar documentos de identificação do paciente e do responsável, caso seja menor de idade.

Haverá hospedagem, alimentação e transporte gratuitos para pacientes e mais um familiar que morem fora do município.

As cirurgias serão feitas com os voluntários da ONG no Hospital São Raimundo (no Crato).

O projeto

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo.

Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina.

Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 270 mil crianças pelo mundo.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,4 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita à população.

No Ceará (Fortaleza e Barbalha), a Operação Sorriso já atendeu mais de 4.400 pacientes, realizou mais de 39 mil consultas médicas e operou 2.150 pessoas, tudo de forma gratuita.

Anualmente, nascem 190 portadores de fissura labiopalatina (FLP), conhecido popularmente como lábio leporino, no Estado do Ceará.

Entre 2007 e 2009, a USP fez uma pesquisa, publicada no American Journal of Medical Genetics, que revelou que na cidade de Cariri (CE) a fissura não ocorre de maneira aleatória, mas sim de acordo com o histórico genético dos indivíduos.

“A taxa de recorrência da fissura labiopalatina em uma mesma família, indicativo da influência de fatores genéticos, é maior na região do Cariri do que em outras cidades brasileiras pesquisadas. Essa informação foi determinante enquanto estudávamos o melhor local para realizar a missão”, explica Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.

O projeto está alinhado à Portaria 371, de 7 de maio de 2014 do Ministério da Saúde, que institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (CE) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: reprodução / Operação Sorriso
Foto: reprodução / Operação Sorriso

Parceria

As cirurgias vão acontecer graças a uma parceria feita com a CPFL Renováveis, por intermédio do Programa Raízes, principal iniciativa de Investimento Social Privado da geradora de energia.

O investimento foi de R$ 521.685,07 no Projeto Operação Sorriso, com foco na macrorregião de saúde de Cariri, composta por 44 municípios.

“Neste caso específico, além de beneficiar fisicamente essas pessoas que necessitam de intervenção cirúrgica, a missão vem proporcionar o resgate da autoestima, da vida em sociedade e portanto, a inclusão social “, explica Christiana Costa, gerente de Sustentabilidade Corporativa, Responsabilidade Social e Relações Governamentais da CPFL Renováveis.

O projeto mobiliza uma rede de voluntários médicos e não médicos, capacita profissionais de saúde nas habilidades necessárias para tratamento o de alta qualidade e realiza parcerias com as Prefeituras, Postos de Saúde, Hospitais, laboratórios, Secretarias Municipais e Estadual do Ceará, diz Christiana.

“Além de aumentar a conscientização sobre o tema, o investimento suporta o abastecimento de suprimentos específicos utilizados nos programas cirúrgicos e oferece cirurgias reconstrutivas gratuitas, incluindo o tratamento multidisciplinar integrado.”

Serviço

Programa Humanitário de Juazeiro do Norte e Crato (CE)
Seleção de Pacientes
9 de outubro de 2018 – a partir das 8 horas
Local: Unidade Básica de Saúde Pirajá
R. Terezinha Félix de Souza, 160 – Pirajá, Juazeiro do Norte (CE)

Cirurgias:
11 a 14 de outubro de 2018
Local: Hospital São Raimundo
Av. Teodorico Teles, 99 – Centro, Crato (CE)
Informações: (88) 99253-0243

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – com informações da Operação Sorriso